Há 16 anos perdíamos J Dilla de forma prematura

Há 16 anos perdíamos J Dilla de forma prematura
Gostou? Compartilhe

A história de J.Dilla se confunde com a história do rap, James Dewitt Yancey, mais conhecido pelos seus nomes artísticos J Dilla e Jay Dee, foi um rapper, DJ e produtor musical que emergiu em meados da década de 1990 em Detroit, Michigan. É considerado como um dos mais influentes produtores de toda a história, trabalhou com De La Soul, Busta Rhymes, Common e outros

Dilla sempre gostou de garimpar vários discos para suas produções e em uma de suas passagens visitou algumas lojas em SP.

“Me apaixonei por música brasileira no dia em que ouvi o disco do Sérgio Mendes. A gente costumava fazer improvisos no estúdio de gravação depois do trampo. Um dia, Karrien Riggins colou e eu perguntei pra ele sobre ‘bossa nova’. Ele me deu exatamente o que eu precisava.” (Dilla, nas notas do disco Welcome 2Detroit)

Pela sua grande influência como produtor musical, J Dilla é tido como um dos precursores do movimento Lo-fi junto ao produtor musical japonês Nujabes.

J Dilla nos deixou cedo demais aos 32 anos de idade. Ele foi diagnosticado em 2005 com púrpura trombocitopênica trombótica, um rara doença sanguínea.

Ele faleceu em 10 de fevereiro de 2006, vitíma de um ataque cardíaco, três dias após seu 32º aniversário, em sua residência em Los Angeles, Califórnia.

Postado