Neste dia na história do Hip Hop, o Wu Tang Clan lançou seu terceiro álbum de estúdio, “The W”. Como sequência do imensamente bem-sucedido “Wu Tang Forever”, este álbum ficou um pouco aquém do sucesso de seus predecessores, mas continuou a crescer na herança do Wu como um todo.
Na época da produção e lançamento do álbum, o membro do Wu Tang, ODB, enfrentava uma saga legal aparentemente interminável. Embora isso tenha impedido a participação mais frequente de Dirt Dog no álbum, não atrapalhou o processo criativo e a capacidade de execução do Clan. Em linha com seus trabalhos anteriores, “The W” mais uma vez provou que o Wu-Tang é o coletivo de rap mais forte em termos de letras de todos os tempos. Quanto à produção, RZA reduziu a instrumentação intricada utilizada em “Forever” e voltou ao estilo de “36 Chambers”, com amostras soulful combinadas com padrões de bateria melancólicos. Esse retorno ao modelo básico permitiu que o Clan se destacasse novamente em termos de letras, como fizeram no passado.
Comercialmente, o álbum foi um sucesso internacional. Alcançou o pico em 5º lugar na Billboard 200, além de conquistar o 1º lugar no Reino Unido e na Irlanda. O álbum recebeu inúmeros prêmios de Álbum do Ano de publicações respeitáveis e é aclamado como um dos grandes álbuns do Hip Hop.