Pouco tempo após o assassinato prematuro de Tupac na Las Vegas Strip ao lado do CEO da Death Row Records, Suge Knight, foi lançado o quinto e último álbum, “Don Killuminati: The 7 Day Theory”. Reconhecido como a obra mais influente de ‘Pac, o álbum Killuminati não só foi o mais controverso, mas sua concepção ainda faz muitos fãs acreditarem que ‘Pac está vivo. Além de suas desavenças com Nas, Jay-Z, B.I.G. e quase qualquer rapper relevante de Nova York que se possa imaginar, o álbum se baseia na vida de Makaveli, um jogo com o nome do escritor e filósofo italiano Nicolau Maquiavel, que se acredita ter forjado sua própria morte.
O álbum originalmente estava previsto para ser lançado em março de 1997, mas após o assassinato de Shakur, o chefe da Death Row, Suge Knight, lançou o álbum quatro meses depois. Ironicamente, o rival do rap do Brooklyn, Notorious B.I.G., foi baleado em Los Angeles, Califórnia, em 9 de março de 1997.
O álbum, gravado em 12 dias em agosto de 1996, apresentou uma lista de singles clássicos e atemporais, incluindo “Hail Mary”, “Me And My Girlfriend” e “Against All Odds”; todos os quais foram refeitos por artistas de destaque após a morte de Shakur. O álbum 5X platina foi listado como um dos álbuns de Hip Hop mais vendidos de todos os tempos.