Há exatos 9 anos o rapper Xará lançou um dos discos mais clássicos da cena rap carioca. Além da Razão é o primeiro disco da carreira solo do rapper. Foi produzido, mixado e gravado no estúdio Fábrica de Chocolate (RJ), e lançado em 30 de junho de 2011 pelo selo Blade Rio.
A vivência de rua adquirida nos tempos de skate em Madureira foi filtrada e destilada para gerar rimas que tratam não só das consequências, mas também das causas. O raio de visão também se ampliou, dilatando as pupilas para além do underground-clichê, o que oferece riscos ao ingresso no mercado, mas também cria um diferencial com qualidade, algo positivo para quem vai trilhar um novo caminho. Esse é o rapper Xará visto em seu primeiro disco solo, “Além da Razão”. As 11 faixas foram produzidas e mixadas pelo produtor francês Damien Seth e masterizadas por Luiz Café (Um Só Caminho). As rimas falam desde o sofrimento dos excluídos (“Olha pros neguinho”) até temas pouco explorados nas composições dos MC’s, como em “Dia de chuva”, que fala sobre as dificuldades de um homem recém-separado para visitar sua filha, por estar com a pensão atrasada. (wiki)
Além de dividir o vocal em várias faixas com alguns dos principais MC’s da nova geração, como Emicida, MC Marechal, Rashid, Gutierrez, Márcio Local, Shawlin e Juju Gomes, Xará também teve o privilégio de contar com nomes de peso na produção dos arranjos como Donatinho (Fino Coletivo, Zambê), Nilo Romero (Cazuza, Paulo Moska, Ana Carolina), Sacha Amback (Zeca Baleiro, Adriana Calcanhoto) e Duani Martins (multi-instrumentista), entre outros.