No que possivelmente foi o dia mais trágico do mundo na história recente (11/09), o magnata do Hip Hop Jay-Z lançou um de seus melhores álbuns, The Blueprint, em sua própria gravadora Roc-A-Fella Records. A queda das Torres Gêmeas obviamente ofuscou o lançamento nessa data, no entanto, antes do final de 2001, The Blueprint apresentou Jay-Z como o chefão do jogo que vemos hoje.
Com uma batalha em grande escala se formando entre ele e a lenda de Queensbridge, Nas, Jay aproveitou esse destaque para mostrar sua versatilidade, sua capacidade de criar sucessos mainstream e também enfrentar alguns MCs que pensavam que ele não estava qualificado para duelar no microfone. Mesmo que tenha sido pesquisado em Nova York pela estação de rádio de Hip-Hop HOT 97 que Nas derrotou Jigga nas rimas com 58% contra 42%, no entanto, com a aquisição de Hov da posição de presidente na Def Jam apenas alguns anos depois, acabou sendo meio que um empate, com Nas se tornando um dos artistas de Jay.
Algumas das faixas memoráveis do álbum foram “The Takeover”, o golpe inicial lançado contra Nas, a romantizada “Song Cry”, a pecaminosamente soulful “Heart Of The City” e a épica faixa “Renegade” com participação de Eminem.
Shout out to Jay and the entire staff at Roc-A-Fella for this timeless Hip-Hop classic!