Ice-T viu sua carreira no rap florescer durante a era de Biggie e Tupac, entre outros. Observá-los sendo baleados e outros viciados em drogas dá a ele perspectiva suficiente para oferecer um aviso severo aos novos rappers no jogo. Enquanto ajudou a criar a era do gangsta rap, ele falou sobre os perigos da profissão para Revista People no ESSENCE Fest em Nova Orleans no fim de semana.
“Acho que as pessoas da minha geração estão realmente chateadas com o que está acontecendo com os jovens porque toda semana alguém vai para a cadeia”, disse Ice-T em uma entrevista que também contou com o colega rap OG KRS-One. “As pessoas estão morrendo de drogas, matando umas às outras.” Com perdas trágicas recentes, como XXXTENTACION, Nipsey Hussle e Takeoff, o abuso de drogas e a violência armada estão mais desenfreados do que nunca no rap. “Minha geração, perdemos Tupac, perdemos Biggie e recebemos o memorando”, continua Ice-T. “Todo mundo se acalmou ”
Tupac e The Notorious BIG foram assassinados no final dos anos 90, e Ice-T sabe o quanto a vida é valiosa. Então ele quer ter certeza de que as pessoas na indústria do rap hoje em dia estão se protegendo. “[Os] jovens que estão aqui se comportando assim, esses garotos são milionários”, disse ele a People. “Portanto, não sei quantos jovens devem se perder, não sei qual deles pode desencadear essa mensagem, mas acho que é hora dessa geração se controlar.”