Iggy Azalea acusa Universal Music de roubar milhões em royalties não pagos

Iggy Azalea acusa Universal Music de roubar milhões em royalties não pagos

Gostou? Compartilhe

Iggy Azalea se juntou à lista de artistas que estão em conflito com a Universal Music Group (UMG). Nesta sexta-feira (15), a rapper australiana usou as redes sociais para denunciar que a gravadora nunca a pagou por royalties fora dos Estados Unidos, alegando que a empresa deve a ela uma quantia na casa das oito cifras (acima de 10 milhões de dólares).

Em uma série de posts no X (antigo Twitter), Iggy afirmou que “nunca recebeu um único cheque de royalties da Universal por nada fora dos EUA” e que a gravadora “roubou milhões” que, segundo ela, são devidos conforme seu contrato.

“A Universal vai me pagar o que me deve”

Iggy, que se afastou da música no ano passado, revelou que sua equipe jurídica está acompanhando de perto os ganhos do seu catálogo musical. Segundo a rapper, após dois anos de disputa judicial, a Universal tentou oferecer um acordo de apenas $18 mil dólares, o que ela considerou uma “piada”.

Universal Music, marca minhas palavras, sua vadia feia. Você vai me pagar o que me deve.

A rapper ainda compartilhou uma conversa privada com seu advogado, que a informou que essa é uma prática comum da Universal: oferecer valores baixos fora do tribunal para tentar evitar o pagamento integral que é devido.

Vale lembrar que, em 2022, Iggy Azalea vendeu seus direitos de gravação e publicação para a Domain Capital por um valor milionário. No entanto, ela alega que os royalties que a Universal deve a ela são anteriores a essa venda.

“Eles fazem isso com vários artistas”

A rapper também acusou a Universal Music de explorar artistas que não têm condições financeiras para travar batalhas judiciais contra a gravadora:

“Eles fazem isso com MUITOS artistas que, infelizmente, não têm dinheiro para lutar pelo que é deles. A Universal Music precisa tratar melhor os artistas que literalmente geram milhões para eles com propriedade intelectual que a gravadora não teve nenhuma participação na criação.”

Até o momento, a Universal Music não se pronunciou sobre as acusações de Iggy Azalea.