Seguir o design retro-infundido da última temporada sempre foi uma tarefa difícil, mas a equipe da adidas aceitou o desafio, produzindo mais um design de destaque para os Gunners. Para explicar o desafio e o processo por trás da camisa visitante do Arsenal 20/21, o site Soccer conversou com o James Webb, Designer de Produto da adidas.
Além de ter um design visualmente deslumbrante, a nova camisa do Arsenal ataca o equilíbrio perfeito de ser infundida com o mantra “Arte através do futebol” que impulsionou as ofertas das Três listras nesta temporada, enquanto permanece fiel à herança icônica do clube. É uma façanha e tanto, e Webb ficou muito feliz em lançar alguma luz sobre a história por trás daquele que é um dos designs mais selvagens que veremos na Premier League nesta temporada.
O Arsenal e a adidas não estão segurando os punhos quando se trata de empurrar o jogo por meio de design de kit, tipografia – como você descreveria a missão geral das duas marcas juntas?
Com a primeira temporada, queríamos criar uma declaração que mostrasse o que o clube fazia enquanto celebrava os kits do passado, enquanto na segunda temporada, isso foi impulsionado pela nossa direção de arte, que defendia a ‘Arte através do Futebol’. Portanto, tentamos nos afastar de tudo que seria considerado previsível. Queríamos ser o mais ousados e provocadores possível. Sentimos que isso também estava de acordo com a identidade visual do Arsenal. Vimos o clube se reinventar década após década e queríamos celebrar essa mente aberta e essa mentalidade de visão de futuro.
Quando começamos a colocar a direção de arte em prática, começamos experimentando diversos formatos. Decidimos nos afastar do lado digital do design e ser mais prático. Usamos ilustração à mão livre, diferentes técnicas de tingimento e todas as formas de arte. A partir daí, vimos histórias específicas relacionadas ao Arsenal que, em última análise, nos levaram à história da art déco com a qual o clube está entrelaçado. A partir daí, podemos expandir a narração da história e os gráficos que foram usados na camisa de fora.
Na primeira temporada, os fãs tinham um nível de expectativa com a adidas se tornando nossa parceira mais uma vez e tivemos que entregar isso. Para a segunda temporada, não queríamos descansar sobre os louros – queríamos reinventar as expectativas dos fãs também. Queríamos estabelecer um novo período para o qual as pessoas pudessem olhar para trás. O gráfico é proeminente na camisa da casa, mas na distância nós o empurramos e eu não acho que será o que as pessoas estão esperando pelos motivos certos.
Esta camisa é tão limpa, mas tem um toque punk – você poderia nos contar um pouco sobre o processo? Quantos projetos você teve que passar antes de chegar aqui?
Para nós, tudo se resumia a construir o ímpeto da primeira à segunda temporada. Não queremos nos tornar previsíveis como marca. Da mesma forma, o Arsenal não quer se tornar previsível como clube. A identidade visual deles é algo com o qual queremos estar alinhados, mas também queremos estar na vanguarda de uma nova era com eles. Para nós, trata-se de ser divertido, ousado, progressivo e inesperado.
Em termos de processo, tratava-se de encontrar aquele meio termo que significava que estávamos avançando enquanto entregávamos algo para os fãs. Cada designer nosso teve a oportunidade aberta e foi incentivado a ultrapassar os limites com seus designs. Especificamente para o Arsenal, queríamos tentar permanecer fiéis ao DNA do clube. Elevamos a cor do vermelho brilhante para uma cor mais marrom e reprojetamos logotipos do passado e os colocamos nas camisetas. Nós realmente queríamos trazer essa mentalidade punk para a frente da segunda temporada.
Os jogadores foram apresentados ao projeto com antecedência – qual foi a resposta deles?
Quando se trata de fotos para a imprensa antes do tempo, anteriormente, recebemos bons comentários dos jogadores, mas desta vez tivemos uma visão real e uma resposta muito forte. Do clube também, é algo que vimos muito entusiasmo e você pode dizer que há uma boa energia dos jogadores e do clube para os kits desta temporada.
Qual foi o feedback da primeira temporada – isso convenceu o clube a ser mais aventureiro e deixou vocês ainda mais à vontade?
É ótimo trabalhar com o clube. É um clube com visão de futuro. Eles têm a mente aberta quando apresentamos novos esboços e novas ideias. Eles sempre têm os fãs no coração, então nunca nos deixam desviar muito do que o clube representa, o que é ótimo porque há um diálogo aberto entre nós e eles e trabalhamos juntos para seguir em frente. Tudo, desde os nomes e números à influência do mármore, o clube sentiu que tínhamos uma boa história e uma boa ideia para contar. No final das contas chegou a um ponto em que o clube sentiu que entregaria aos fãs uma camisa que eles mereciam.
A imagem de marca do clube está se movendo em uma direção forte com a adidas sendo uma grande parte disso – isso também faz parte da visão compartilhada?
100%. Apresentar designs tão atraentes como este aos nossos olhos nos coloca de volta ao lugar que pertencemos. É apenas uma questão de tempo antes que eles voltem ao topo em campo. Quando você olha para o alcance global, haverá pessoas de todo o mundo olhando para o norte de Londres e, com sorte, ficando animadas com o que estão vendo. A direção do design buscou atrair e revigorar o talento e a paixão que os fãs têm, mas também com o objetivo de ressoar com fãs de diferentes gerações. Do período Art Déco, dos anos 90 e 2000, quando se reinventaram totalmente, agora entrando em uma era totalmente nova, o clube é tão vanguardista nesses tempos quanto agora.
Uso de tipografia contemporânea, uma camisa que tem uma linguagem visual forte – quais tendências você levou em consideração ou destacou nas últimas temporadas que quis colocar nesse design?
Vivemos de acordo com o mantra de ‘Stadium to Street’. Tem sido nosso ethos em várias temporadas e com isso em mente, nunca criamos algo que não pudesse ser usado fora do campo, mas queremos oferecer designs ousados, grande estética e vimos como o jogo está mudando constantemente. Não queremos ser previsíveis de forma alguma e entregar a mesma coisa temporada após temporada. A direção criativa da Art Uniting Football nos dá a base e permite que eu teste minhas habilidades de design e o resto dos designers da equipe também. Muitas vezes nos sentimos desconfortáveis com o processo, o que é saudável para levá-lo para novos lugares e na direção certa. Todas essas experiências podem ajudar a nós e à adidas a crescer e abrir novos caminhos nas temporadas futuras.
É extremamente usável – parece que as camisas de futebol em geral nos últimos anos adotaram uma abordagem inspirada na arte real – o que o entusiasma no design de camisas de futebol para esta era moderna?
O que mais me entusiasma é a possibilidade infinita que as camisas de futebol oferecem. Colocar uma camisa lá fora e alcançá-la com um público global é enorme. É quase como a capa de um álbum. É uma declaração de tempo, uma declaração de um período, reflete sobre o que é um clube e, em última análise, é uma tela como uma obra de arte. Em última análise, é uma tela que pertence ao respectivo clube e se baseia nesses princípios – uma banda nunca fica parada, sempre evolui e o futebol é a maior prova disso porque os clubes se estendem por anos e décadas e por séculos, mas nunca ficam parados . Os jogadores entram e saem e as filosofias mudam, mas o DNA permanece o mesmo, isso é o mais importante.
Estamos vivendo um momento estranho para todos os lados, mas isso também significa que este será um momento na história para o qual as pessoas olharão para trás e aquelas camisas de futebol ficarão encapsuladas para a eternidade. Como você se sente quando se trata de deixar um legado e deixar uma marca no futebol?
Acho que cabe aos fãs julgar se fizemos isso. Queremos deixar uma marca positiva, mas o importante é celebrar sua conexão com as camisas de futebol e sua paixão. Eles têm amor pelo clube e, obviamente, sem eles, nem a marca ou o clube existiriam, por isso está agradando muito os fãs. Os fiéis do norte de Londres são brilhantes, eles são muito expressivos e opinativos e é algo que se insere em sua mentalidade quando você está projetando a camisa – eles estão sempre na frente e no centro de nossas mentes quando estamos criando camisetas para o futuro .