Nas e JAY-Z têm uma história colorida. Os dois titãs do rap envolveram-se em talvez uma das mais infames rixas do Hip Hop durante o final dos anos 90 / início dos anos 2000, que supostamente começou em 1996, quando a lenda do Illmatic perdeu uma sessão de gravação do single “Bring It On”. A partir daí, eles levaram suas tretas pra frente com duas das faixas de diss mais notórias da história do Hip Hop – “Ether” e “Takeover”.
Embora os dois tenham resolvidos seus problemas de uma vez por todas em um retiro da Def Jam em 2005, o fantasma da briga do passado apareceu novamente esta semana, quando Nas e Jay anunciaram que tinham novos singles a caminho.
Na segunda-feira (8 de fevereiro), Nasty Nas revelou que ele e Hit-Boy têm uma música chamada “E.P.M.D.” chegando na sexta-feira (12 de fevereiro). Menos de 24 horas depois, foi anunciado que a colaboração de Jay com o falecido Nipsey Hussle também seria lançada na sexta-feira, cortesia da trilha sonora de Judas and the Black Messiah – também produzida pela Hit-Boy.
Claro, esta não é a primeira vez que isso acontece. Em agosto do ano passado, o single “Entrepreneur” de Pharrell e Jay coincidiu com o lançamento do 13º álbum de estúdio de Nas, King’s Disease, causando o estouro do Twitter.
Em 18 de dezembro de 2001, Nas lançou seu quinto álbum de estúdio Stillmatic e Jay lançou seu álbum MTV Unplugged com The Roots. Aproximadamente três anos depois, Nas lançou Street’s Disciple enquanto Jay colaborou com o Linkin Park para o álbum Collison Course vencedor do Grammy. Então, em 6 de novembro de 2007, Nas lançou seu Greatest Hits como o décimo álbum de estúdio de Jay, American Gangster, chegando às prateleiras.
Então, quando Kanye West e Nas estavam finalizando o NASIR de 2018, Jay e sua esposa superstar Beyoncé lançaram seu álbum colaborativo EVERYTHING IS LOVE.
Coincidência? Nas pensa assim.
Durante uma entrevista de agosto de 2020 com o The Breakfast Club, Nas negou veementemente que foi intencional, dizendo: “Acho que talvez haja uma energia que ambos temos e talvez sintamos que trabalhamos ao mesmo tempo e ao mesmo tempo. Ei, mano, isso é uma coincidência infernal; isso é um pouco de confiança para você! Acho que as coisas simplesmente acontecem; só sinergia, sabe? Jay saberia melhor do que eu. ”