O rapper carioca Jeza da Pedra amplia sua sonoridade com hip hop, R&B e indie pop no EP de love songs “Arquitetura da Despedida (Sete Estações)”. Lançamento do selo Lab 344, o trabalho aborda temas relacionados à solidão do gay negro e as etapas de luto e superação pós desamores.
“O EP Arquitetura da Despedida é uma elegia musical sobre a ruína e a reconstrução afetiva, sob a perspectiva do gay negro que sofre com os desamores, mas que também se encontra a partir da própria solidão. Acho sobretudo que esse projeto tem a ver com o rompimento de ciclos e com descobrir em si mesmo um lugar de conforto e aceitação”, conta Jeza.
Com produção musical de Xavier2bit, Celo1st, Barbeize, Kassin e Riko Viana e participações especiais de Viana e de Clara Soly, o trabalho traz um olhar intimista e pessoal, fruto da dor e bem diferente de muito do que o artista fez em sua trajetória até aqui.
“A composição e produção do EP se deram nos últimos três anos e foram fruto de muita raiva e reflexão. No entanto, o disco surge também de uma imensa necessidade de investigar a dinâmica estrutural do relacionamento homoafetivo e suas singularidades, no que tange ao corpo da bicha periférica”, conta ele.
Jeza da Pedra iniciou sua carreira em 2017 com o EP “Pagofunk Iluminati”, acompanhado da banda Afrojazz no show de estreia. Possui parcerias com produtores de peso como Rick Beatz, UBUNTO e Alexandre Kassin, com quem lançou o elogiado EP “Jeza Kassin” em 2019. Além do novo EP, Jeza também trabalha em um álbum de afro-sambas futuristas antecipado pelo single “Vento de Oyá”, com previsão de lançamento para o ano que vem.