Uma das principais testemunhas no julgamento de RICO contra Young Thug e outros co-réus da YSL foi preso por desacato ao tribunal na sexta-feira.
Kenneth Copeland, conhecido como ‘Lil Woody’, foi preso após se recusar a testemunhar no julgamento de RICO de Young Thug, cujo nome verdadeiro é Jeffery Williams.
Invocação da Quinta Emenda
Lil Woody invocou seu direito da Quinta Emenda para evitar a auto-incriminação e para evitar testemunhar contra Young Thug. Quando os promotores perguntaram a Copeland sua idade, ele respondeu: “Eu sou adulto. Sou um adulto.”
Quando os promotores perguntaram a Copeland sua idade em termos de anos, ele respondeu: “Eu invoco a Quinta Emenda.”
O juiz Ural Glanville então ordenou que Copeland fosse mantido em desacato voluntário até segunda-feira, já que a acusação já havia concedido imunidade a Copeland em troca de seu testemunho.
Histórico Criminal
Copeland, que é um criminoso condenado, foi preso no condado de Fulton em outubro de 2021 com uma arma carregada no carro que estava dirigindo.
Após sua prisão, Copeland teria fornecido informações à polícia sobre vários crimes passados e futuros. Copeland também indicou que ajudaria a obter uma confissão de Young Thug.
Um vídeo de sua entrevista com a polícia foi vazado para a mídia.
Pedido de Anulação do Julgamento
O advogado de Young Thug, Brian Steel, imediatamente entrou com um pedido de anulação do julgamento após a prisão de Copeland. No entanto, o juiz negou o pedido.
O tribunal foi encerrado logo depois. A sessão está marcada para recomeçar às 9h da manhã de segunda-feira.
Histórico do Caso
Um grande júri do condado de Fulton indiciou Young Thug em maio de 2022, e mais acusações foram adicionadas em um subsequente indiciamento em agosto daquele ano. O segundo indiciamento acusa Young Thug e outras 27 pessoas de conspirar para violar a Lei de Organizações Influenciadas e Corruptas da Geórgia, conhecida como RICO. O rapper também é acusado de participação em atividades de gangues criminosas de rua, bem como de acusações de drogas e armas.
Os promotores dizem que Young Thug e outras duas pessoas co-fundaram uma gangue criminosa violenta de rua em 2012 chamada Young Slime Life, ou YSL, que estaria associada à gangue nacional Bloods. O indiciamento diz que Young Thug “tornou o nome YSL conhecido ao referi-lo em suas músicas e nas redes sociais.”
Além das acusações específicas, o indiciamento de agosto inclui uma lista abrangente de 191 atos que os promotores dizem que foram cometidos entre 2013 e 2022 como parte da suposta conspiração para promover os interesses da gangue.
Incluído nessa lista está a alegação de que Young Thug ameaçou, em julho de 2015, atirar em um segurança que estava tentando fazê-lo sair de um shopping na área de Atlanta. O indiciamento também diz que Young Thug alugou um sedã Infiniti prateado que foi usado no assassinato de um membro de gangue rival. E, em várias ocasiões, ele e outros são acusados de possuírem várias drogas ilegais que pretendiam distribuir.