Kanye West está sendo processado por Marshall Jefferson devido a um sample utilizado por West de sua música, “Move Your Body”. A editora de Jefferson, Ultra International Music Publishing, entrou com uma ação no Tribunal Distrital dos EUA de Nova York na quarta-feira (29 de junho). Kanye e sua equipe ainda não comentaram sobre o processo.
Marshall Jefferson afirma que Kanye West sampleou seu hit de 1986, “Move Your Body”, pelo menos 22 vezes, sem a devida autorização em sua música Donda 2, “Flowers”. Kanye West e Marshall são ambos de Chicago, então isso foi especialmente decepcionante para a lenda da Casa.
AllMusic.com afirma que Marshall Jefferson é um dos inovadores originais na cena house de Chicago e teve uma mão em várias das primeiras faixas mais influentes da música. Como um ato solo, ele gravou “Move Your Body” de 1986 – legendado e aclamado por unanimidade “The House Music Anthem”. Jefferson também participou do som “Acid Tracks”, o primeiro e melhor single de acid house. Ele então se mudou para deep house e se tornou um de seus melhores produtores com Larry Heard.
https://www.youtube.com/watch?v=GWb0HXQHZ4M
Jefferson disse: “Fui sampleado milhares de vezes. Há um jeito certo e um jeito errado de fazer isso”, disse Jefferson ao Newsbeat da BBC Radio 1. “Ser feito por outro artista, um artista negro, um colega de Chicago sem reconhecimento é decepcionante”, de acordo com The Guardian. Adicionando insulto à injúria, “West e sua equipe admitiram anteriormente aos representantes de Jefferson que haviam sampleado Move Your Body, mas alega que West não tirou uma licença para a música, o que significa que Jefferson não foi pago pelo uso da amostra. .”
BBC relata que o processo afirma que “West defende os direitos dos artistas com uma mão, mas não tem vergonha de tirar os direitos de outro artista com a outra”. Também afirma que “Flowers é supostamente sobre a ex-esposa de Kanye, Kim Kardashian, cuja petição para terminar o casamento foi aprovada em março”. Como resultado, Jefferson e sua equipe estão pedindo que os lucros e danos sejam determinados em um julgamento ou danos estatutários máximos de US$ 150,000 por infração.
A house music está ressurgindo com artistas como Beyoncé e fazendo música inspirada em house. Outros artistas que fizeram house music recentemente incluem Azealia Banks e Kelly Rowland. Essa é ainda mais uma razão para Kanye West garantir que artistas e criadores negros lendários sejam pagos por suas contribuições, especialmente se as alegações forem verdadeiras.