Em maio nós do RapGol entrevistamos 3 mulheres que estão diariamente no corre diário nos bastidores do rap, inspirando e fazendo acontecer cada um na sua área de especificação, pra encerrar o mês de maio no melhor estilo, temos a quarta mulher a estampar nossa capa de forma brilhante, estamos falando de Kessia Lane.
Conheci a Kessia já como produtora da Tasha e Tracie, uma menina que larga o trabalho CLT de registro de marcas nos finais de semana, para atuar nos bastidores de uma das maiores duplas que o rap nacional já viu.
Kessia tem 29 anos, temumproblemacomfoto e conhece muito bem o movimento hip-hop, onde está inserida desde cedo.
A nossa escolhida da semana já fotografou shows nacionais de Kamau, Emicida, Racionais MC´s, Seu Jorge, até os internacionais como Joey Bada$$, Black Star (Mos Def e Talib Kweli), além de ser a fotografa oficial das festas de aniversário da famosa Batalha da Santa Cruz.
Kessia Lane é a escolhida da semana para conversar conosco, e como ela mesmo disse, “Trampo pra trocar” ela tem, confira esse bate papo incrível que tive com ela logo abaixo.
RapGOL Magazine: Salve Kessia, obrigado por topar esse bate papo, tudo bem?
Kessia Lane: Salveee, tudo ótimo!!! Gente muito obrigada pelo convite. Acompanho o trabalho de vocês então pra mim é um prazer imenso estar aqui e mostrar um pouquinho de quem eu sou, das coisas que fiz e pretendo fazer ainda.
RapGOL Magazine: Vamos voltar lá no início, qual foi o momento que você se apaixonou pela cultura hip-hop?
Kessia Lane: Foram muitos momentos porque cada época eu descobria alguma coisa pra gostar, mas sempre relacionados. Com a música foi em casa, meus pais são do rock, mas colecionavam discos e cds então ouviam muito rap, reggae, em casa sempre tinha festa então aprendi a curtir desde cedo. Na minha infância eu morei em Olimpia e ia em campeonatos de skate que tinham pelo interior de SP e acho que ali que me apaixonei pelo o rap, acabei descobrindo outros artistas e com o que me identificava mais, quando eu tinha uns 12 anos vinha bastante pra São Paulo e comecei a frequentar batalhas de mc’s e como morava ali próximo, a Batalha do Santa Cruz era minha segunda família foi ali onde eu comecei a dar meus rolês, aprendi mais sobre o hip-hop e conheci amigos que estão comigo até hoje.
RapGOL Magazine: Vi que seu pai foi o principal responsável por você amar fotografia, certo? Como foi esse contato com a câmera a primeira vez, nos conte essa experiencia;
Kessia Lane: Quando eu era pequena meu pai fez quadros com colagens de fotos minhas e do meu irmão com nossos aniversários, escola, família e eu amei aquilo, inclusive tem até hoje lá na casa deles, desde então amo e acho necessário ter fotos documentais de tudo, quando começou a ter celulares com câmera eu ficava pedindo pros amigos que tivessem que me emprestassem e registrava qualquer coisa, sempre acho cds que eu usava como backup e passo horas revendo. Na época que comecei a frequentar as batalhas ia com uma sonyzinha pro santa cruz, rinha, olido e além de fotos eu filmava tudo, sério tenho muito arquivo guardado, em 2012 comprei uma T3i que ainda me acompanha e do nada frequentava todos os shows que podia só pra fotografar, muitos eu não conseguia entrar por conta da idade o que me frustrava porque eu já ali estava no corre né.
RapGOL Magazine: Seu site (Umproblemacomfoto) é um acervo gigantesco de material incrível de artistas nacionais e internacionais, quais os dois shows que você mais gostou de fotografar? 1 Nacional e 1 Internacional.
Kessia Lane: Trampo pra trocar eu tenho rs. Esses dias eu estava relembrando e acho que os dois shows vão ser do mesmo evento, Virada Cultural SP de 2013 – no sábado aconteceu o show do Black Star e eu sempre fui muuuuito fã do Mos Def, eaí rolou de fotografar o show deles e em seguida registrar o backstage, trocar ideia, então pra mim foi incrível no dia eu fiquei insuportável haha E no domingo no mesmo palco ali da Julio Prestes show do Racionais, histórico, eu já havia fotografado vários show deles mas esse foi o primeiro que consegui colocar uma foto de capa em jornal então pra mim foi marcante demais.
RapGOL Magazine: Qual artista ou banda você sonha em fotografar?
Kessia Lane: Fotos de Jay-Z e Beyoncé cantando Drunk in love me deixaria feliz
RapGOL Magazine: Hoje as mulheres tão na linha de frente em tudo, na fotografia não é diferente. Tem algumas fotografas que você se inspira, se sim, quais?
Kessia Lane: Mulheres sempre sendo as melhores em tudo!!! Janette Beckman, Rachelle Clinton… tem muitas que me inspiram, aqui algumas eu encontro pelos shows a fora, Ramonstra acho foda, admiro geral, mas uma que está sempre ali comigo e a gente troca bastante coisa e a Isabelle India, eu amo a estética dela como eu estava um tempo sem fotografar e ela está ai milhão com vários trabalhos incríveis na rua tem sido muito importante pra conseguir me atualizar também.
RapGOL Magazine: Essa é uma pergunta que fizemos pra Steef Lima e vale a pena fazer para você. Com o avanço da tecnologia e smartphones, uma boa foto está ligada mais ao talento do que ao equipamento utilizado?
Kessia Lane: Com certeza, recentemente eu fiquei um tempo com a câmera parada e só fazendo foto com o celular. No comecinho da era digital também foi assim e tudo era um máximo, sua visão, sua edição, o que você está propondo ali é o mais importante, inclusive tenho resgatado muitas coisas que pensava não ter qualidade para projetos futuros.
RapGOL Magazine: Sua rotina dia de semana é em escritório e final de semana viajando, certo? Como você lida com esses dois mundos?
Kessia Lane: Sim eu trabalho em um escritório de registro de marcas há anos e realmente a vida está uma loucura, tem mês que eu não tenho um diazinho de folga, mas sempre penso que quanto mais eu trabalhar mais cedo eu posso me aposentar. Acho que a parte fácil é que tanto na produção quanto no escritório eu tenho uma certa liberdade por confiarem em mim, então são lugares que consigo dialogar bem e administrar pra que consiga fazer tudo que preciso, agora estou tentando encaixar nessa rotina o terceiro setor que é a fotografia de volta.
RapGOL Magazine: Faz quanto tempo que você trabalha com a Tasha e Tracie? O que exatamente você é responsável hoje em dia?
Kessia Lane: Não sei exatamente quanto tempo, a gente se conheceu nos roles antes mesmo do blog Expensive Shit então quando começou surgir os primeiros trabalhos pra elas eu já tava ali acompanhando, os primeiros bailes, primeiras publis que era um sufoco fazer porque a gente tinha zero estrutura né mas foi meio que automático por conta da nossa amizade, mesmo assim busquei fazer alguns cursos, como já fotografava shows a noção de como seria na produção eu já tinha mas é importante se tornar um profissional naquilo que você vai exercer. Atualmente como a demanda ficou muito maior alguma coisas precisaram ser divididas, hoje eu sou responsável pela produção de shows, um pouco de assistência pessoal, assistência a equipe junto com o Thiago Malakai que é um ótimo produtor executivo e me ensina muito na estrada.
RapGOL Magazine: Com sua experiencia com essas viagens, qual cidade/estado você sentiu que o público é mais caloroso?
Kessia Lane: As meninas tem um público muito fiel graças as Deus, mas sempre sold out. Então todo lugar é bem animado, mas eu acho que Salvador foi lindo demais e São Paulo sempre.
RapGOL Magazine: Somos um site que fala sobre rap, mas também adoramos futebol e o esporte em geral. Vimos que você é Corinthiana, qual sua relação com o time?
Kessia Lane: Sim, aqui é Corinthians!!! Quando voltei morar em SP o Marcílio do Programa Freestyle, hoje comentador na TNT Sports e um grande amigo me fez amar o Pacaembu, não tinha essa vivencia de estádio então ali comecei a torcer ainda mais. inclusive único produtor a me levar nas gigs pra fotografar, fizemos muitos shows do Amiri juntos e isso foi de um valor imenso pois na época nem disfarçar o machismo os caras conseguiam.
RapGOL Magazine: Você já presenciou algum título no estádio? Se sim, qual?
Kessia Lane: Titulo infelizmente não consegui, AINDA
Preparamos um bate-papo descontraído e bem legal para que a galera que nos acompanha possa conhecer um pouco mais da sua intimidade.
RapGOL Magazine: Vamos agora para um bate-papo rápido. Arena Corinthians ou Pacaembu?
Kessia Lane: Pacaembu
RapGOL Magazine: Qual sua comida favorita?
Kessia Lane: Churrasco
RapGOL Magazine: Uma cidade que sonha visitar?
Kessia Lane: L.A.
RapGOL Magazine: Nikon, Canon ou Sony?
Kessia Lane: Canon
RapGOL Magazine: 35mm, 50mm ou 200mm?
Kessia Lane: 50mm
RapGOL Magazine: Cerveja ou Drink?
Kessia Lane: Os dois
RapGOL Magazine: Hamburguer ou Comida Japonesa?
Kessia Lane: Hamburguer
RapGOL Magazine: Gostaríamos de agradecer a sua disponibilidade em conversar com a Rapgol Magazine e você poderia deixar um salve final para quem nos acompanhou até aqui?
Kessia Lane: Foi um prazer poder falar um pouquinho da minha vida, dos meus trabalhos e espero que vocês me acompanhem pra saberem mais coisas sobre mim e verem os projetos futuros. Eu tenho UMPROBLEMACOMFOTO e estou sempre atualizando e espero encontrá-los todos vocês em breve, muito obrigada.
Jornalista, fotógrafo, amante do rap nacional e fã nato do Baianinho de Mauá.