A Brutal Crew, apresenta o projeto A Tradicional Batalha do Real 19 anos, comemorando quase duas décadas da mais importante e conceituada batalha de rima da América Latina, com MCs de todo o Rio de Janeiro disputando o título. Serão três batalhas épicas, com entrada franca, a primeira delas no dia 2 de julho, às 14h, na Praça Monsenhor Francisco Pinto, popularmente conhecida como Praça Batalha do Real, nos Arcos da Lapa.
Essa será uma batalha marcada pela inclusão, com intérpretes de Libras nas oficinas e nos shows, legendas e áudio descrição no material audiovisual produzido e a batalha voltada para a diversidade sexual e de gênero.
O local de realização cumpre as exigências de acessibilidade para pessoas portadoras de deficiência.
Para a primeira batalha, no dia 2 de julho, nos Arcos da Lapa, foram selecionadas seis MCs LGBTQIA+ e mulheres: Camilla Red (Batalha do Tank), Tarzan__mc (Marginow), Devilzinha (Batalha do Fort), Athena (Batalha da Helianto), Kat Paixão (Roda cultural central) e AnjosMC (Roda Cultural Cidade de Deus). Os MCs que irão participar das duas últimas batalhas também serão selecionadas nessas batalhas do circuito.
Confira os shows
O evento terá shows de Ainá The Laquisha , WinniT. Tony e Tonny Hyung. Ainá
Uma grande novidade dessa edição da diversidade é a participação da comunidade ballroom carioca, que fará performance (com Aika e Rothier) e oficinas de Old Way e Vogue Femme, categorias e estilos do ballroom. O evento terá ainda os DJs PamBelli e LP.