Lendário goleiro Barbosa é imortalizado em pintura feita dentro de São Januário

Lendário goleiro Barbosa é imortalizado em pintura feita dentro de São Januário

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O ex goleiro da seleção brasileira e do Vasco da Gama, foi imortalizado através do projeto “Negro Muro” iniciativa do grafiteiro e artista plástico Cazé.

Barbosa é considerado um dos melhores goleiros de sua época. Negro e de personalidade forte, ele retornou ao Vasco da Gama após a copa do mundo de 1950, onde foi ovacionado por ser uma referência na história do time. Esta referência se perpetua até hoje. O gigante da colina é considerado o time do povo, um dos clubes com a mais bela história quando o assunto é transformar o futebol em algo acessível para todos. Embora não tenha sido o primeiro a contar com jogadores negros, time se tornou símbolo de luta contra o racismo depois da ‘Resposta Histórica’ redigida há quase 100 anos.

Em 7 de abril de 1924, o então presidente José Augusto Prestes assinou o manifesto que ficou conhecido como a Resposta Histórica, comunicando que o Vasco se recusaria a disputar a divisão principal do Rio de Janeiro sem seus jogadores negros, exigência que havia sido imposta pelos dirigentes da época. A dimensão simbólica da atitude, considerada insurgente naqueles tempos em que o futebol de elite era privilégio dos brancos, transformou o clube cruzmaltino em estandarte da luta contra o racismo.

Projeto Negro Muro eterniza personalidades pelo Rio de Janeiro

Desde 2018, inúmeras obras já foram feitas em vários pontos da cidade do Rio de Janeiro, o projeto é liderado pelo grafiteiro e artista plástico Cazé

“A luta contra o racismo, pela valorização da negritude, é uma luta eterna. A arte pode fazer com que a gente se espelho, se inspire para o nosso dia a dia”,

Caze é fruto da geração contemporânea de artistas urbanos cariocas e teve em seus pioneiros mestres e inspiração. Se apropriando, acompanhando e apoiando o contínuo desenvolvimento da cena da arte urbana nacional, ele ativamente escolhe ir além, não só reavaliando o seu próprio pintar e desenvolvendo novas técnicas, mas também questionando a comunidade artística, promovendo encontros e debates, refletindo porquês e comos. É esse olhar amplo e crítico que o permite transitar em diferentes ambientes e camadas sociais, saindo do eixo Zona Sul do Rio e indo até as reais origens desse movimento artístico que vai muito além das zonas mais populares de uma cidade.