O LH2 CirculAção BXD apresentou neste fim de junho a terceira edição do Leopoldina Hip Hop. Em uma live no YouTube, o intuito do evento era trazer o protagonismo de artistas residentes na Baixada Fluminense.
Encerrando a temporada 2021, o Leopoldina Hip Hop contou com as participações de Jacquelone, Athena BXD e Marcão Baixada no palco da Areninha Gilberto Gil, em Realengo, Zona Oeste do Rio. A apresentação ficou sob a responsabilidade de Nyl MC e Loki.
Trata-se um feito muito importante para a iniciativa surgida no bairro da Penha Circular, Zona Norte da capital fluminense. O projeto partiu da necessidade de fomentar a cena do Rap e da cultura do Hip Hop das favelas e dos espaços periféricos da Região Metropolitana do Rio em espaços culturais.
“A Baixada Fluminense revela diversos talentos na música Rap e sempre foi uma referência pra nós enquanto cena cultural” afirma Nyl MC, um dos idealizadores do LH2.
“Tem uma importância esse olhar do Leopoldina Hip Hop para a cena da Baixada Fluminense. A gente tá sempre discutindo sobre a descentralização do cenário artístico, que tudo acaba ficando no eixo centro/zona sul. Hoje isso tá bem democrático, mas a Baixada ainda fica de lado quando se fala do dinheiro gerado no mercado da música” afirma Marcão Baixada, rapper, compositor, produtor musical e uma das atrações desta edição.
O LH2 surgiu no final do ano de 2017 com o intuito informado acima. As programações costumam acontecer na Arena Dicró, Zona Norte da cidade. Trata-se de uma iniciativa de Ana Paula Gualberto e de Nyl de Sousa, e é uma contrapartida ao Prêmio Fomento às Artes, da Secretaria Municipal de Cultura, e que também conta com recursos da Lei Aldir Blanc, do Ministério do Turismo e da Secretaria Especial de Cultura.
Acompanhe a apresentação no YouTube: