Lil Jon completa 50 anos de idade; relembramos a gravação do videoclipe “Machuka” na Mangueira, zona norte do RJ

Lil Jon completa 50 anos de idade; relembramos a gravação do videoclipe “Machuka” na Mangueira, zona norte do RJ
Gostou? Compartilhe

Se hoje o TRAP está estourado, a base veio muito antes com Lil Jon, nome artístico de Jonathan Mortimer Smith, rapper, produtor, DJ e ator americano, que além de ser fundador da gravadora BME Recordings, foi criador do estilo Crunk, este estilo mesmo que para muitos seja controverso o que irei dizer, pavimentou o que hoje pode ser considerado a trap músic vinda de Atlanta.

Young Jeezy, Gucci Mane e muitos outros no início de suas carreiras, recorreram ao Lil Jon e os singles automaticamente foram sucessos.

Lil Jon começou como Dj, em 1996, ele conheceu Lil Bo e Big Sam, assim formaram o grupo Lil Jon & The East Side Boys, para criar o álbum Get Crunk, Who U Wit: Da Album.Na época em que trabalhava como DJ com o seu tio Chris Judged e T-Pain em Atlanta, despertou o interesse de Jermaine Dupri. Assim Dupri chamou Jon para trabalhar no seu selo So So Def, ele apresentava um programa na rádio V103, fez vários remixes para artistas como: Usher, Ludacris, Too Short e Xscape.

Em 2010 Lil Jon fechou uma parceria com o Mr Catra, o falecido e lendário pai de todos no Funk carioca, que o convidou para o single “Machuka”, faixa da então expoente Mulher Filé.

Os bastidores do videoclipe

Como toda comunidade vertical no Rio de Janeiro, você só chega no lugar mais alto da favela se for um convidado, fora isto não passa da segunda ou terceira rua principal.

O DJ Kassiano que foi o responsável desta faixa, estava no Brasil. Ele além de produtor, foi o idealizador da marca NOSSA e fez o projeto em mixtape “I Love Baile Funk” com o DJ Sujinho. Kassiano, tinha um bom relacionamento com o meu antigo veículo de comunicação, o Rapevolusom e assim então, recebi passe livre para subir a comunidade da Mangueira no Rio de Janeiro em 2010 para registrar várias imagens dos bastidores desta gravação.

As filmagens que começaram no final da manha e foram até o período da noite, registraram diversos pontos onde somente os crias e os moradores conhecem, incluindo o alto da caixa d agua que fica no topo da favela e virada em direção ao estádio do Maracanã.

As fotos abaixo foram feitas por mim, com uma Sony Cyber-shot DSC-W110.

Postado