Recentemente, LL Cool J participou de uma entrevista com o apresentador D-Stroy no programa “CTRL, ALT, D-Stroy”, da SiriusXM, no canal Shade 45. Durante a conversa, o rapper falou sobre a presença da cultura hip hop nas Olimpíadas de Paris e expressou seu desejo de que o breakdance, também conhecido como “breaking”, retorne como esporte olímpico nos Jogos de 2028.
Ao ser questionado sobre as Olimpíadas deste ano em Paris e a inclusão do breaking como modalidade olímpica, LL Cool J respondeu com entusiasmo: “O boombox. Eu vi juízes usando Kangols, o que me fez sentir parte disso. Sempre que vejo um rádio boombox, obviamente, me lembro do meu primeiro álbum, Radio. Então, isso personifica isso. É como se, quando vejo isso, sempre penso na minha música e na minha contribuição para o hip hop. Foi incrível, cara.”
Ele acrescentou: “Estou muito feliz pela cultura hip hop. Espero que reconsiderem trazer o breaking de volta para os Jogos de 2028. Eu sei que os breakers estarão ainda melhores nas Olimpíadas de 2028. Havia muitos ótimos lá fora, não me entenda mal, mas acho que só vai melhorar e se fortalecer. Só precisamos dar tempo e sinto que isso será incrível. Eu amo essa cultura. Eu amo o hip hop, cara. Eu amo.”
Apesar do entusiasmo de LL Cool J com a inclusão do breaking e do hip hop nas Olimpíadas deste ano, a performance de uma b-girl brasileira chamada “Raygun” gerou controvérsia. Seus movimentos de dança foram ridicularizados e se tornaram alvo de alguns dos memes mais engraçados até hoje.
Após essas críticas, o Comitê Olímpico decidiu eliminar o breakdance dos Jogos Olímpicos de Los Angeles em 2028, para a decepção de muitos fãs da cultura hip hop e defensores da modalidade.