Durante a partida entre Grêmio e Santos, nesta quarta (3), válida pelo Campeonato Brasileiro, o atleta do Santos Lucas Braga foi vítima de racismo por parte de um narrador de uma rádio do Rio Grande do Sul.
Ao tentar identificar Lucas Braga durante a partida, o narrador Haroldo de Souza, da Rádio Grenal, perguntou ao repórter quem era o “crioulinho” que jogava na ponta esquerda do clube paulista. Ele ainda terminando afirmando “é um jogador de cor, numa boa”.
O Santos publicou uma nota oficial, afirmando que não pode “apenas lamentar ou repudiar os termos”, mas que é preciso “ação e mobilização”, e que o Departamento Jurídico do clube tomará as medidas cabíveis.
A MMC Sports, que assessora Braga, postou o vídeo em sua conta no Instagram, repudiando a ação do narrador: “Nos sentimos enojados de ter de responder a uma situação como essa, inexplicável em todos os sentidos. Acreditamos ser um extremo absurdo a forma com a qual o locutor Haroldo de Souza se referiu ao atleta, proferindo pronomes racistas e o fazendo com naturalidade”.