Foto: Cássio Andreasi
Massaru é uma das apostas da cena de trap funk nacional. Começou sua carreira em 2018, tem duas mixtapes lançadas (“Shuriken”, em 2018, e “Kai”, em 2020) e, nesta sexta-feira (26), lança seu novo EP, “M“. Com 7 faixas, o projeto conta com participações especiais de Igão (Podpah) e Yunk Vino, e produção musical de Celo 1st e EF.
O EP mescla o estilo mais agressivo e underground com sons mais leves. Intitulado “M”, o nome faz referência a letra inicial do nome do artista, mas o logo vem do “M” do personagem Majin Boo, do desenho Dragon Ball Z. Majin Boo é um criatura mágica, criada pelo mago Bibidi para auxiliá-lo na dominação do universo.
“O M me representa. A letra pode ter vários significados. Tipo, no som ‘Cinderela’, falo que elas querem ir pro M (motel) com hidro aquecida. Também tive como referência uma música do MC Lon, ‘Mundo M’, em que ele usa palavras que começam com M. M de Mc Donald’s, por que gosto muito de comer lá… São várias referências.”, explica Massaru.
O single “HAHA” segue a linha de “Moda”, hit que foi um divisor de águas na carreira do Massaru. O som, que teve o clipe gravado com um iPhone 6s, viralizou no aplicativo Tik Tok, com mais de 200 mil vídeos reproduzindo sua música. Influencers como Lara Silva, Lisa Barcelox, Cinthia Cruz e Kelida Fernandes reproduziram a dança. A música soma mais de 10 milhões de reproduções no Spotify e 10 milhões de visualizações no YouTube.
“HAHA” cita o Jardim Brasil, bairro onde Massaru cresceu e viveu. Também fala do baile do Cinga, um dos bailes mais conhecidos da zona norte de São Paulo. O primeiro clipe lançado, que antecipou “M”, foi “Marcha 2”, single do Massaru e Igão, que é como uma continuação da música “Marcha”, lançada pelo Massaru em 2020, presente na mixtape “Kai”.
O novo EP de Massaru, “M”, está disponível nas plataformas digitais via ONErpm e os visualizers do projeto, incluindo a faixa “HAHA”, estão disponíveis no YouTube.