A Major League Soccer (MLS) anunciou sua iniciativa anual Juneteenth para 2023, intitulada “The Seeds We Plant. As flores que compartilhamos.” Inspirada na obra de arte do renomado artista negro Gianni Lee, a iniciativa visa comemorar o dia 16 de junho e destacar as contribuições significativas dos negros americanos.
Os programas Juneteenth são um esforço colaborativo entre MLS, clubes e Black Players for Change (BPC), uma organização independente composta por jogadores negros da MLS, treinadores e funcionários dedicados a promover a igualdade racial no futebol e na sociedade.
A MLS e o BPC fizeram parceria com o aclamado fotógrafo e fundador do Charcoal Pitch FC, Mel D. Cole, para dar vida à iniciativa. Cole, atuando como líder criativo da campanha de junho, recrutou os talentos de Gianni Lee para projetar as camisas colecionáveis para 2023, centradas no tema “As sementes que plantamos. As flores que compartilhamos.”
Ver essa foto no Instagram
Um total de 29 camisetas exclusivas representando cada clube da MLS serão autografadas pelos jogadores e leiloadas. Os recursos arrecadados com os leilões serão doados a organizações que impactam positivamente a comunidade negra no mercado local de cada clube. Um patch comemorativo também foi criado para complementar as camisas colecionáveis, simbolizando unidade e solidariedade.
Os fãs ansiosos para apoiar a causa terão a oportunidade de fazer lances nas camisetas colecionáveis em MLSauctions.com. Além disso, patches e números podem ser adquiridos no site Black Players For Change, permitindo que os fãs se envolvam e contribuam com a iniciativa.
“Juneteenth é um feriado que nos dá a chance de refletir sobre nossa história e apreciar o progresso que fizemos”, disse Earl Edwards Jr., presidente da Black Players For Change. “O Black Players for Change foi estabelecido para gerar mudanças dentro do MLS e suas comunidades locais. Desde a nossa criação, temos trabalhado em estreita colaboração com a MLS para atingir nossos objetivos, e a camisa Juneteenth é outro exemplo do incrível trabalho que conseguimos fazer juntos. Com a adição de Mel D. Cole e Gianni Lee, à colaboração deste ano, fomos capazes de levar nossas comemorações de junho a novos patamares e estou ansioso para que os fãs vejam a camisa final.
“Quando me pediram para fazer parceria com minha agência Charcoal Pitch FC com a MLS para a campanha de junho de 2023, foi óbvio para mim”, disse Mel D. Cole. “Os valores da Juneteenth e da minha agência andam de mãos dadas; sem ser livre não há eu! Minha agência se esforçou muito para garantir que os negros fossem realmente representados durante todo o processo desta campanha; desde a contratação do artista super talentoso Gianni Lee até a garantia de que contratávamos pessoas para trabalhar nos bastidores que não apenas são as melhores em seus respeitados trabalhos, mas também entendiam o que o Juneteenth significava para eles e para o mundo.
“Contar histórias é inegavelmente um dos modos de comunicação mais influentes. Assim como as sementes, as histórias têm a capacidade de propagar e disseminar informações na ausência de tecnologia moderna”, disse Gianni Lee. “Colaborando com a MLS, eu me dediquei exclusivamente a explorar esse conceito por meio de uma camisa de futebol. Ao incorporar o motivo da minha “mão azul”, pretendi narrar a história da unidade cultural africana na diáspora e ilustrar como ela continua a florescer, semelhante a uma planta, dentro do tecido da sociedade americana a cada dia que passa. “
Por meio de “As sementes que plantamos. The Flowers We Share”, a MLS continua seu compromisso de aumentar a conscientização sobre o Juneteenth e promover mudanças positivas na comunidade negra, dentro e fora do campo de futebol.