O Manchester United anunciou por meio de suas redes sociais nesta sexta-feira (02/04) o
lançamento da campanha “See Red”.
O clube inglês tem elaborado um sistema de reportagem online, de forma a encorajar seus
torcedores e fãs a sinalizar e denunciar quaisquer abusos pelas redes, de forma a pressionar as empresas responsáveis por essas redes que efetuem medidas mais rígidas contra os racistas.
O técnico da equipe principal, Ole Gunnar Solskjaer, diz que a “campanha certamente terá um impacto e será vista”.
“Estou muito orgulhoso de que nós, como clube, continuemos fazendo campanha e você verá no estádio neste domingo (04/04)”, acrescentou Solskjaer, em relato a emissora BBC.
Nos últimos meses, clubes têm relatado abuso generalizado nas redes sociais por diversos
atletas. Marcus Rashford, Fred, Axel Tuanzebe e Lauren James, esta do time feminino do clube estão os que já foram vítimas desses ataques covardes.
O ex-jogador Thierry Henry anunciou, inclusive, recentemente, que deixou suas redes sociais, por não suportar mais tanta violência racial nesses ambientes.
A “FA”, federação inglesa de futebol, cobrou ações sobre a questão por parte do governo
britânico, que desde então tem afirmado que as donas das redes sociais poderiam enfrentar “grandes multas”, que poderiam alcançar o patamar de “bilhões de libras”, se não resolvessem o abuso em suas plataformas.