O Observatório Social do Futebol, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade do Rio de Janeiro (PPGCom/Uerj), lançou o projeto que deu origem ao Mapa das Redes Multi-Clubes do Futebol. Esta pesquisa, conduzida em parceria com Irlan Simões Santos, pesquisador e jornalista, e Jonathan Ferreira, do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Unesp de Rio Claro, revelou um cenário global com mais de 280 ocorrências de clubes ligados a 90 redes multi-clubes diferentes.
A metodologia do projeto filtrou os dados, destacando os 56 grupos proprietários mais relevantes no cenário atual. Esses grupos controlam um total de 178 clubes espalhados pelos diversos continentes, demonstrando o alcance e a influência desse modelo no futebol mundial.
O processo de seleção das redes se baseou em critérios como o número de clubes envolvidos, a competição em que participam, o potencial de expansão, a influência dos investidores, e a atuação direta nos clubes. A plataforma oferece uma visão detalhada das conexões entre empresas, pessoas-chave e o tipo de investimento realizado em cada clube.
Além disso, um relatório com uma análise mais detalhada será publicado em outubro pelo Observatório Social do Futebol, apresentando as descobertas e dados aprofundados sobre o mercado global das redes multi-clubes no futebol.