Marta Vieira da Silva é uma das maiores jogadoras de futebol de todos os tempos. Começando em sua nação natal, o Brasil, ela tocou em todo o mundo. Após uma breve passagem pelos Estados Unidos em 2010 e 2011, Marta voltou aos Estados Unidos em 2017, após passar seis anos na Suécia. Apesar de ser conhecida como “Pelé de saia”, a peça de Marta quase dispensa comparações. Ela é tenaz, rápida e vê o campo de jogo como ninguém. Não é exagero dizer que ninguém joga futebol como Marta.
No cenário internacional, Marta representa o Brasil desde 2002. Ela tem 115 gols em 174 jogos e, até o momento, é a maior artilheira de todos os tempos do Brasil pela seleção feminina. Ela disputou todas as Copas do Mundo desde 2003, também atuando como a artilheira de todos os tempos da competição. No entanto, ela nunca ganhou o torneio. O mais perto que o Brasil chegou foi um segundo lugar em 2007. Agora, parece que Marta está se dando uma última chance de vencer.
Marta confirma aposentadoria internacional
Falando com a mídia local no Brasil em 3 de julho, Marta confirmou que a Copa do Mundo de 2023 na Austrália e na Nova Zelândia seria a última. “Sim, será minha última Copa do Mundo. A gente tem que entender que chega uma hora da gente priorizar outras coisas. Só tenho a agradecer por ter vivido todos esses anos na seleção. Ter a oportunidade de ir para mais uma Copa do Mundo, uma sexta, para mim é algo surreal.”
O Brasil entra como a 8ª nação do mundo e buscará se recuperar das eliminações consecutivas das oitavas de final em 2015 e 2019. Eles devem ter um tempo bastante fácil na fase de grupos. A maior ameaça será a França (5º lugar no ranking mundial). Em outra parte do grupo, eles enfrentarão uma seleção jamaicana que atualmente luta contra sua federação nacional. Além disso, enfrentarão o Panamá. No entanto, vencer o grupo será vital se eles quiserem evitar um provável confronto nas oitavas de final contra a Alemanha. Independentemente disso, a equipe provavelmente fará o possível para tornar a fase final de Marta a melhor de sua carreira.