Mbappé Critica Ascensão da Extrema Direita na França e Pede Mobilização Jovem

Mbappé Critica Ascensão da Extrema Direita na França e Pede Mobilização Jovem

No domingo (16), durante uma entrevista coletiva em Düsseldorf, o capitão da seleção francesa de futebol e uma das maiores estrelas do esporte mundial, Kylian Mbappé, expressou sua preocupação com a ascensão da extrema direita na França. Ele apelou aos jovens franceses para que participem das próximas eleições legislativas, marcadas para o fim de junho.

“Não quero representar um país que não corresponde aos meus valores,” declarou Mbappé, enfatizando a importância de uma participação ativa dos jovens no processo eleitoral. Ele destacou que “a situação na França é mais importante do que esse jogo” de estreia na Eurocopa, marcando uma forte posição política contra os extremismos.

As palavras de Mbappé tiveram um grande impacto, levando 160 atletas franceses a se manifestarem publicamente na segunda-feira (17). Em uma carta conjunta publicada no jornal esportivo francês “L’Équipe”, os atletas também clamaram por uma mobilização contra a extrema direita, alertando para os perigos de um possível governo extremista.

Na semana anterior, após resultados desfavoráveis nas eleições para o Parlamento Europeu, onde a extrema direita ganhou assentos, o presidente Emmanuel Macron convocou novas eleições, conforme previsto na Constituição francesa. Mbappé comentou sobre esse momento crítico: “Precisamos saber colocar as coisas em perspectiva e ter senso de prioridade.”

O apelo de Mbappé é claro: “Não podemos nos desconectar do mundo, muito menos quando se trata do nosso país. Podemos fazer diferença. Os extremos podem chegar ao poder, mas temos valores de diversidade, tolerância e respeito. Cada voz conta e isso não deve ser negligenciado.”

Além das palavras de Mbappé, a carta assinada por atletas, incluindo o ex-tenista Yannick Noah, reforça a necessidade de evitar a divisão promovida pela extrema direita. “A extrema direita explora as diferenças e manipula os nossos medos para dividir,” escreveram os atletas. Eles lembraram das lições do passado, mencionando o nazismo e o antissemitismo, e criticaram o partido Reunião Nacional, favorito nas eleições, por se alimentar do racismo e da xenofobia.

A Federação Francesa de Futebol (FFF) também se manifestou, temendo um “uso político da seleção francesa.” Em comunicado, a FFF pediu que sua neutralidade fosse compreendida e respeitada por todos. O técnico da seleção, Didier Deschamps, preferiu não comentar diretamente sobre o posicionamento de seus jogadores, afirmando que “eles são jogadores de futebol, mas sobretudo cidadãos” e que possuem suas próprias opiniões e sensibilidades.

A coletiva de imprensa de Kylian Mbappé e a subsequente reação dos atletas destacam um momento crucial na política francesa, onde a participação ativa dos cidadãos, especialmente dos jovens, pode definir o futuro do país.

foto perfil criaa

Criaa da Zona Oeste do RJ.
Comunicador, fotógrafo, colecionador de camisas de times e camisa 8 no time da pelada.
Trabalhando com notícias e informações desde 2002.

Hit ‘Calm Down’ do Rema alcança 1 bilhão de streams nos EUA Postagem anterior Hit ‘Calm Down’ do Rema alcança 1 bilhão de streams nos EUA
Festival MADA anuncia Duquesa como uma das atrações em 2024 Próxima postagem Festival MADA anuncia Duquesa como uma das atrações em 2024
error

Gostou do site? Compartilha com geral!