O icônico rapper Method Man revelou recentemente que ainda não recebeu nenhum pagamento por streaming de sua música, apesar de seu sucesso como artista solo e com o Wu-Tang Clan. A revelação surpreendente foi feita durante uma entrevista com Wale Ogunleye, chefe de Esportes e Entretenimento do UBS, que foi publicada no canal do YouTube da Hot 97.
Enquanto discutia o avanço da inteligência artificial e seu impacto sobre artistas e outros criativos, Method Man comentou: “Ainda estou tentando entender a IA, mas já vi algumas coisas que me fizeram levantar uma sobrancelha – a diss do Drake com o [falso] 2Pac e Snoop, as músicas falsas do Kendrick [diss]. Tem muita coisa envolvida.”
Ele acrescentou: “Acho que a questão é muito mais profunda, especialmente quando se trata de propriedade intelectual para artistas da minha época. Porque, honestamente, eu nunca recebi um cheque de streaming por nenhuma das minhas músicas.”
Method Man não entrou em mais detalhes sobre a posse de sua música ou sobre o motivo pelo qual ainda não viu nenhum centavo vindo dos serviços de streaming, como ele alega.
O veterano do rap não é o primeiro a expressar frustração com o modelo atual de streaming e suas taxas de pagamento para os artistas. No ano passado, Snoop Dogg chamou a atenção para alguns dos aspectos econômicos do streaming, revelando o pouco dinheiro que recebeu de sua editora depois de alcançar um bilhão de streams no Spotify.
“No mundo do streaming, posso mostrar pra vocês agora, eles me enviaram uma parada do Spotify dizendo que eu tive um bilhão de streams,” disse Snoop no podcast Business Untitled. “Minha editora me procurou. Eu perguntei, ‘Divida isso. Quanto dinheiro é isso?’ Não dava nem 45 mil dólares.”
Recentemente, Metro Boomin também expressou insatisfação com os pagamentos de streaming e sugeriu que seus álbuns futuros podem não ser lançados em plataformas como Spotify e Apple Music. O super-produtor compartilhou um post no Instagram dizendo: “Um fã precisa ouvir a música de um artista 20 vezes por dia durante um ano inteiro para que esse artista ganhe 25 dólares de um fã.” Metro comentou: “É por isso que meu próximo álbum provavelmente será o último no streaming.”
Nos últimos meses, algumas medidas foram tomadas na esperança de aumentar a quantidade de dinheiro que os serviços de streaming pagam aos artistas. Em março, os representantes Rashida Tlaib (D-Mich.) e Jamaal Bowman (D-N.Y.) introduziram um novo projeto de lei na Câmara dos Representantes dos EUA, propondo que os pagamentos sejam aumentados de uma fração de centavo por stream para um centavo por stream.
Intitulado “Living Wage For Musicians Act”, o projeto de lei propõe a criação de um novo fundo de royalties que pagaria diretamente aos artistas, ignorando as gravadoras. A proposta seria financiada por uma taxa adicional em cada assinatura de streaming, equivalente a 50% do preço da assinatura, variando entre 4 e 10 dólares. Além disso, o projeto introduziria um limite de royalties para músicas que recebam pelo menos um milhão de streams mensais, com os royalties gerados além desse número sendo divididos entre todos os artistas.
Criaa da Zona Oeste do RJ.
Comunicador, fotógrafo, colecionador de camisas de times e camisa 8 no time da pelada.
Trabalhando com notícias e informações desde 2002.