Um dos dois únicos músicos de hip hop na lista ( A Tribe Called Quest também foi indicado pela segunda vez, após sua indicação em 2022 ), Elliott é indicada pela primeira vez em 2023 junto com White Stripes, Cyndi Lauper, George Michael, Willie Nelson, Sheryl Crow, Warren Zevon e Joy Division/New Order . Missy também tem a distinção de ser a primeira musicista feminina de hip hop a ser indicada.
Para concorrer, artistas ou bandas precisam ter lançado sua primeira gravação comercial até 1997, o que altera um pouco a regra da instituição sobre o primeiro lançamento do artista 25 anos antes.
“Esta é uma honra incrível. Estou tão humilde e grata por ser contada entre todos os homenageados incríveis”, disse Missy em um comunicado. “Passei minha carreira fazendo o tipo de música que amo e significa muito saber que toquei outras pessoas também. Mas ouvir que sou a primeira artista feminina de hip hop a ser indicada para o Rock & Rock Hall of Fame?!? Uau!! Este é muito diferente, pois espero que abra portas para que outras MCs sejam reconhecidas!
Missy é a rapper feminina mais vendida na história da Nielsen Music, com vendas de mais de 30 milhões de discos apenas nos Estados Unidos. Conhecida por seus videoclipes vibrantemente criativos e memoravelmente coloridos, ela foi indicada ao Hall da Fama dos Compositores de 2019 e recebeu uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood em 2021. Muitos artistas de hip hop hoje atribuem a Missy uma influência em suas respectivas carreiras: Cardi B, Anderson .Paak, Lizzo, Doja Cat, Ari Lennox, Ciara, Rapsody, Flo Milli, Lil Wayne e Solange estão entre as muitas pessoas inspiradas por ela.
Sou Bruno “CRIAA” Inácio, desde 2002 falando sobre Rap na Internet, editor-chefe da Rapgol Magazine, onde conecto os universos do rap e do futebol com conteúdo autêntico e relevante. Com foco na curadoria de histórias que refletem a essência da cultura urbana, também assino artigos e entrevistas que destacam a voz dos artistas e a vivência das ruas.