No que certamente será uma reviravolta para o futebol nos Estados Unidos, a Major League Soccer anunciou planos de lançar uma nova liga profissional em 2022.
A ideia da nova liga profissional da MLS é oferecer um caminho que complete o caminho do jogador, ao mesmo tempo em que leva a emoção e a paixão do futebol profissional para cidades que atualmente não têm um time de futebol profissional. A configuração atual na América do Norte vê a Major League Soccer como o ápice do jogo, com o USL Championship existindo como uma divisão não afiliada II.
O que isso significa é que, embora a batalha para ser o melhor seja tão cativante quanto em qualquer liga do mundo, não há ameaça de rebaixamento para as equipes na parte inferior da tabela da MLS, deixando-as sem muito o que jogar pela primeira vez, eles estão fora da disputa por uma vaga no play-off. Ainda não foi anunciado se esta nova liga vai mudar, mas no interesse da competição, certamente faria sentido no futuro. O que esta segunda liga da MLS significa para a USL também não está claro, mas deve ser uma preocupação para a franquia.
A configuração do MLS, uma vez que também deixa pouco espaço para desenvolvimento. Espera-se que esta nova liga forneça um passo integral no caminho do jogador profissional, acelerando o desenvolvimento de talentos de elite, proporcionando um ambiente altamente competitivo para estrelas em ascensão competirem ao lado de jogadores profissionais estabelecidos.
“Estamos entusiasmados com o lançamento de uma nova liga para completar o caminho profissional entre nossas academias e os primeiros times da MLS”,
disse o presidente e vice-comissário da MLS, Mark Abbott, em um comunicado da liga.
“Além de oferecer mais oportunidades para jogadores do calibre MLS, a nova liga desenvolverá um conjunto diversificado de treinadores, árbitros e executivos da linha de frente, ao mesmo tempo que atrairá fãs que antes não podiam apoiar um clube local em sua cidade natal.”
Além do desenvolvimento de jogadores, também espera-se que a nova liga cresça para atender ao crescente interesse de times profissionais de todo o país, sendo lançada como é em um ano de Copa do Mundo e apenas quatro anos antes da Copa do Mundo FIFA de 2026, sediada por os EUA, Canadá e México. Com culturas de futebol vibrantes em toda a América do Norte, a nova liga proporcionará a essas bases de fãs a oportunidade de apoiar um time local.
Junto com os times administrados e administrados por clubes da MLS, a nova competição também abrirá as portas para novos proprietários e mercados, não afiliados à MLS, ingressarem na liga, trazendo times de futebol profissional para outras comunidades em todo o país.