Mobb Deep: Uma Jornada Pioneira no Hip Hop e o Legado de Prodigy

Mobb Deep: Uma Jornada Pioneira no Hip Hop e o Legado de Prodigy
Gostou? Compartilhe

Na longa história do hip hop, poucos artistas podem verdadeiramente afirmar serem tão influentes quanto Mobb Deep. O duo de rap de Queens, Nova York, composto por Havoc e Prodigy, é frequentemente mencionado ao lado de nomes como A Tribe Called Quest, Wu-Tang Clan, Nas e LL Cool J. Com mais de três milhões de discos vendidos, Mobb Deep está entre os duos de rap mais bem-sucedidos de todos os tempos. Conhecidos por suas representações intensas e incansáveis das ruas, os maiores sucessos do grupo incluem “Shook Ones (Part 2)” e “Survival of the Fittest”.

A faixa instrumental “Shook Ones (Part 2)” contém amostras de Herbie Hancock e Quincy Jones. A batida icônica tornou-se uma faixa popular para freestyles em cyphers de rua, programas de rádio e batalhas de rap por décadas. A música do Mobb Deep também tem destaque em filmes como “8 Mile” e em jogos de vídeo, como “Grand Theft Auto: Liberty City Stories” e “NBA 2K18”. Além disso, o duo lançou oito álbuns de estúdio e apareceu em várias mixtapes. Embora apenas um membro permaneça, há rumores de um último álbum do Mobb Deep até 2023.

Prodigy

Prodigy faleceu tragicamente em 2017 após uma longa batalha contra a anemia falciforme. Sua morte, que ocorreu durante uma turnê em Las Vegas, Nevada, com Ghostface Killah, KRS-One, Ice-T, Onyx e Havoc, provocou uma onda de amor e apoio da comunidade de hip hop. Artistas como Eminem, Lil Wayne, Nas, Wiz Khalifa, Questlove e muitos outros expressaram tristeza em postagens nas redes sociais e homenagens musicais. O rapper do Mobb Deep tinha 42 anos.

Antes do falecimento de Prodigy, ele foi pioneiro no som moderno do rap como parte do Mobb Deep. O rapper de Queens também lançou seis álbuns solo, além de várias mixtapes e projetos colaborativos. Nos últimos anos, Prodigy foi responsável por escrever várias obras literárias, incluindo uma autobiografia intitulada “My Infamous Life: The Autobiography of Mobb Deep’s Prodigy”.

Outras obras escritas pelo rapper incluem dois romances policiais escritos em colaboração com o autor britânico Steven Savile. Prodigy também coescreveu um livro de receitas em 2016 apresentando várias receitas que poderiam ser feitas ou replicadas em condições de prisão.

Havoc

Apesar do falecimento prematuro de Prodigy, Havoc prometeu concluir a ilustre discografia do Mobb Deep com um último álbum de estúdio. Até agosto de 2023, Havoc confirmou sessões de gravação com o lendário produtor The Alchemist. O membro remanescente do duo também provocou versos inéditos de Prodigy para a última instalação.

Assim como seu parceiro, Havoc se aventurou em lançamentos solo, lançando quatro álbuns de estúdio entre 2007 e 2014. Como produtor notável, Havoc possui créditos de produção em inúmeros lançamentos ao longo dos anos. O artista polivalente produziu sucessos com Kanye West, Rihanna, G-Unit, The Lox e muitos outros. Recentemente, Havoc apareceu nos bastidores de lançamentos de 2023, como “Chomp 2.5” de Russ, “Enough” de Jabee, e o recente álbum colaborativo de 2 Chainz e Lil Wayne, “Welcome 2 Collegrove”.

Por enquanto, apenas o tempo dirá se o último álbum do Mobb Deep se concretizará. Certamente, o projeto serviria como uma despedida perfeita para o icônico duo de rap.

[Via]

Postado