Mudou!! Flagra assume o lugar da Genius Brasil; entrevistamos os responsáveis e descobrimos algumas novidades

Mudou!! Flagra assume o lugar da Genius Brasil; entrevistamos os responsáveis e descobrimos algumas novidades

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A Genius Brasil ficou conhecida pelo maravilhoso trabalho realizado em busca construir conhecimento através de contribuições. Ao logo dos anos se tornou uma referência para a cena musical, mas algumas coisas aconteceram sendo preciso mudar. 

Surge então o Flagra uma nova mídia formada pela equipe que comandava a Genius Brasil – o nome é outro, mas o objetivo continua sendo o mesmo.   Fomos atrás dos responsáveis para saber quais os motivos da mudança e entender todo o projeto, confira esta entrevista exclusiva: 

CRIAA e Joãozinho

 

 

RAPGOL Magazine – Salve, conta para gente um pouco do que é o projeto Flagra?

João GabrielO Flagra nada mais é do que a continuação do que era o Genius Brasil. Ao longo dos anos, nossos trabalhos – e a cena na totalidade – foram se desenvolvendo e chegamos a um estágio no qual não estávamos conseguindo produzir na qualidade que gostaríamos. Apesar de termos autorização dos gringos para produzir o conteúdo, a questão da marca americana impossibilitava que captássemos recursos da forma que gostaríamos e, de certa forma, estava “atrasando” o nosso trabalho. Nós tivemos diversas conversas com o pessoal do site,
inclusive com o CEO, numa tentativa de oficializar a página, mas a burocracia envolvida e as prioridades deles para esse momento mostraram que seria melhor seguirmos caminhos diferentes. E é daí que surge o Flagra. Da convicção que tínhamos de que o trabalho que vinha sendo feito, não podia terminar. A essência da página vai se manter a mesma: valorizar as letras, a arte e trazer para o público uma visão mais profunda do que está sendo produzido na cena. 

RAPGOL Magazine –  Vocês acreditam que o principal motivo da mudança foi a falta de apoio da própria Genius?

KleberFoi um dos motivos, porque além dessa falta de apoio da própria Genius, que inúmeras vezes reconheceu nosso trabalho entre as diferentes comunidades internacionais, também sentimos que começamos a nos diferenciar em termos dos conteúdos que estávamos produzindo, abordagem na cobertura de eventos e também a necessidade de ter uma independência financeira maior. Por muito tempo tivemos o “aval” da empresa americana para usar o nome – desde que fizéssemos a distinção incluindo o Brasil –, mas ao mesmo tempo isso nos engessava, pois não tínhamos como dar continuidade a parcerias oferecidas que nos davam a oportunidade de receber recursos financeiros. É verdade que em alguns
momentos até encontramos maneiras de driblar essa dificuldade, aproveitando totalmente esses recursos para reinvestir no que estávamos criando, porém, estava longe do ideal, pois algumas das melhores propostas que nos foram feitas eram rapidamente descartadas pela nossa falta de autonomia legal perante a marca.

RAPGOL Magazine – Como surgiu a nova identidade gráfica do projeto?

 Quando chamamos o Lucas para fazer o projeto, queríamos algo que mantivesse de certa forma os formatos que já estávamos acostumados a produzir, como a publicações de citação e trechos de música, que já eram identidades originais, que se distanciavam do Genius.Kleber

Quando recebi o convite para participar dessa nova fase fiquei muito feliz, principalmente pelo fato do RAP ter formado o artista e a pessoa que sou, então fazer parte disso é muito gratificante porque, de alguma forma, eu tô devolvendo pro rap um pouco do tanto que ele já me deu.

Quando nos reunimos para desenvolver esse projeto, nós já sabíamos o que seria o trabalho. Foram anos captando a essência, na prática. Então quando o conceito do flagra foi posto, eu como designer vi que esteticamente nosso novo logo teria que ser all type para passar toda a força dessa gíria que tem um conceito muito forte e novo, então a escolha da fonte também deveria seguir esse mesmo caminho: forte, moderna e urbana.

Então, tendo em mente que a comunicação deveria ser constante porque a cena se move muito rápido, o ícone para dar suporte a marca deveria ser 3 círculos fazendo referência às reticência que traz essa sensação de algo contínuo e inquieto. – Lucas Santos

Via. Instagram – Flagra

RAPGOL Magazine – Se tratando de mercado e entretenimento, a Flagra pretende estar em outras plataformas como YouTube, Twitch e etc ?

ChermontCom toda certeza! No Youtube já temos o “Explicando Linhas”, “Em Cena”, “Anotando” e alguns outros que estão em fase de planejamento. Mesmo com a mudança, pretendemos continuar os quadros, mantendo-os como carro-chefe do nosso projeto audiovisual, mas obviamente com uma identidade visual diferente e algumas outras mudanças que viemos testando desde o ano passado.

Além do trabalho de análise e entrevista, pretendemos voltar a postar as coberturas dos grandes festivais e eventos também; o trabalho que a rapaziada do Rap Falando e Inverso têm feito nos anima muito a voltar com isso.  E particularmente, gosto muito da ideia de fazer lives na Twitch. Chegamos a debater algumas ideias no início do ano, mas ainda não temos um plano bem definido para a plataforma.

Nós já temos planos para o Tiktok, e já existem alguns conteúdos por lá que se aproximam com o que queremos, então nós já temos referências do que fazer e tudo isso chegará no momento certo. A intenção é flagrar tudo que se relaciona ao rap! Nos dois sentidos da frase. Mas ainda com todos esses planos, a nossa prioridade é o site, onde vamos soltar os nossos textos novos e relançar os antigos. Estamos apenas no início de tudo, mas espero que logo esteja nas ruas. 

RAPGOL Magazine –  Qual a principal diferença entre a Flagra e as outras mídias independentes?

Eu diria que o nosso interesse em buscar os detalhes, desde os processos de produção musical até a pós-produção, que vai da música em si aos métodos de divulgação. Isso já é uma qualidade de quem se interessa por rap e da cultura Hip Hop como um todo, mas que acredito que conseguimos traduzir nos nossos conteúdos.Kleber

Acredito que o que torna esse processo ser algo “único”, é a conexão que todos nós [da equipe] temos uns com os outros ao longo destes anos, apesar da distância em km, sabe? A soma disso a produção de conteúdos em alta qualidade, sempre perfeccionistas, preocupados com o que estamos entregando e como isso está sendo feito, é uma das características mais fortes do nosso time que compõe essa nova enfreada no cenário musical.Ruthe

Via. Instagram – Flagra

RAPGOL Magazine – O Genius sempre foi um espaço aberto para contribuintes do Brasil todo, a Flagra irá funcionar dessa maneira ou de primeiro momento será fechada para seus 7
membros?

Kleber – Nossa intenção é manter a essência do nosso trabalho enquanto Equipe Genius Brasil. Tudo que produzimos e construímos até aqui foi baseado na ideia de colaboração coletiva,inclusive a transição para Flagra.

Neste primeiro momento estamos como responsáveis pela produção de conteúdos, mas também estamos buscando maneiras de trazer novos colaboradores, até porque sempre trabalhamos com um grupo muito maior. Já tivemos momentos que a equipe tinha quase 20 colaboradores. O fato de estarmos em locais do Brasil diferentes, com membros no Nordeste, Sudeste e Sul, também exige que haja sempre colaboradores para além da equipe principal. É o que acontece aqui em Floripa onde eu moro, por exemplo.

Quando produzimos vídeos ou fazemos cobertura, tem alguns dos meus amigos que acabam dando uma força. Inclusive, um dos motivos para realizarmos essa mudança é também encontrar maneiras de arrecadar recursos financeiros e poder valorizar esse pessoal que sempre nos apoiou.

A experiência de contratar alguém para desenvolver a identidade visual do último prêmio é outro exemplo que nos impulsionou a tomar essa decisão, além do resultado, ter sido excepcional, é sempre bom valorizar o trabalho profissional destes colaboradores.

RAPGOL Magazine –  O projeto “Explicando Linhas” onde os próprios artistas dissertam sobre suas músicas era o carro chefe do antigo projeto. Existem planos para a permanência deste conteúdo?

Chermont  – Queremos sim continuar o quadro. A nossa ideia é manter o nome e adotar uma identidade visual diferente, até porque o nome é bem distante do “Verified” americano, e por mais que a identidade e o estilo dos vídeos fossem totalmente do Genius, em 2021 nós começamos a fazer alguns testes para diferenciar, mesmo que um pouco, do que era feito nos EUA. Testamos outros enquadramentos de câmera, um novo estilo de roteiro… e o resultado expressivo dessas mudanças foi o Explicando Linhas do Victor Xamã, lançado na época do Prêmio.

Nós queremos produzir os próximos vídeos na qualidade e no estilo do EL do VXamã, mas este estilo requer recursos que ainda não temos, tanto de pessoal quanto financeiros. Assim que as coisas se estabilizarem, pretendemos voltar com as gravações presenciais, principalmente, até porque esse é o quadro que a gente mais gosta de produzir, e sabe que a galera curte muito também. 

RAPGOL Magazine – O prêmio Genius Brasil foi um dos mais importantes da música independente do Brasil, principalmente se tratando do Rap BR. A Flagra irá continuar com esse legado ou o momento agora é outro?

ChermontNós sempre consideramos o Prêmio como o resultado de todas as postagens e análises que fazemos durante o ano, e no Flagra não vai ser diferente. Com a mudança, infelizmente o Prêmio Genius de 2021 foi o último, mas prometo que vocês não ficarão órfãos das premiações! Não podemos falar muito ainda, mas o que podemos dizer é que temos planos envolvendo uma galera bem “daora” e vocês saberão em breve.