Museu das Favelas realiza Jornada Empreendedora entre junho e setembro

Museu das Favelas realiza Jornada Empreendedora entre  junho e setembro
Gostou? Compartilhe

Iniciativa busca fomentar o crescimento de negócios desenvolvidos, principalmente, por agentes periféricos, fornecendo ferramentas práticas para impulsionar seu crescimento.

 

O Museu das Favelas, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, anuncia a Jornada Empreendedora, que ocorrerá entre junho e setembro deste ano e oferecerá curso para desenvolvimento de negócios.

Com patrocínio do Grupo CCR, por meio do Instituto CCR, na região da ViaQuatro e ViaMobilidade, a iniciativa busca fortalecer negócios desenvolvidos principalmente por agentes periféricos, fornecendo ferramentas práticas para impulsionar seu crescimento. Para isso, o curso será ministrado por Gisele Rocha, fundadora da Burocras – uma governança social e consultoria que facilita a gestão para causas de impacto, sejam elas pequenas, médias, sociais, culturais ou ambientais.

Abrindo a Jornada Empreendedora, o público terá a oportunidade de transformar suas ideias em modelos de negócios reais, analisando a viabilidade, além de aprender a elaborar um plano de ação e compreender a responsabilidade social empresarial. Na sequência, serão abordadas as burocracias envolvidas, refletindo também sobre organização e planejamento financeiro. Por fim, os participantes irão explorar diferentes aspectos de divulgação, incluindo a importância de estar presente no ambiente digital e como o marketing pode ser um aliado.

Carla Zulu, coordenadora de relações institucionais e do centro de empreendedorismo do Museu das Favelas, conta que a iniciativa tem o objetivo de alavancar negócios de empreendedores de favelas e periferias. “A Jornada Empreendedora chega para auxiliar pequenos empreendedores de favela que precisam de algumas ferramentas e mecanismos para alavancar seus negócios. As oficinas da jornada ocorrem todos os sábados, a partir do dia 17 de junho, aqui no Museu das Favelas”, explica Zulu.

De acordo com a coordenadora, essas oficinas serão momentos de troca, escuta e aprendizado entre vários empreendedores e empreendedoras da periferia. “Dessa forma, essas pessoas se sentirão mais confiantes e entenderão mais do próprio mercado em que atuam, sobre precificação, vendas, e-commerce. Todos esses assuntos serão abordados em uma linguagem simples e fácil de ser absorvida pelas comunidades”, ressalta.

O programa – dividido em três módulos que caminham pelos fundamentos básicos para a criação de negócios, gestão financeira e marketing digital – ocorrerá presencialmente, aos sábados, de 11h às 13h, no Auditório Estouro. As inscrições para o curso devem ser feitas através de formulário até o dia 16 de junho. Ao todo, serão disponibilizadas 30 vagas, sendo metade delas com transporte custeado pelo Museu das Favelas.

Zulu explica os critérios: “O aporte oferecido pelo Museu das Favelas será destinado, preferencialmente, às participantes mulheres que já tenham um empreendimento e que residam em localidades vulneráveis e distantes do centro”.

Fechando todo o período de estudos, será realizada uma roda de conversa intitulada ‘Mão Na Massa’, que reunirá empreendedores que começaram do zero para palestrar sobre a importância da formalização e conhecer um pouco mais dos trabalhos ali reunidos, gerando oportunidades e conexões.

Vale destacar que a ação faz parte das proposições articuladas pelo CORRE – Centro de Formação, Trabalho, Renda e Empreendedorismo – do Museu das Favelas.

SERVIÇO 

JORNADA EMPREENDEDORA NO MUSEU DAS FAVELAS [com Gisele Rocha]

MÓDULO 01
FUNDAMENTOS BÁSICOS PARA CRIAÇÃO DE NEGÓCIOS
Transforme sua ideia em modelo de negócios;
Viabilidade de negócio;
Como elaborar um plano de negócio;
Responsabilidade social empresarial.


MÓDULO 02 
GESTÃO FINANCEIRA
Burocracias que precisamos saber;
A importância da Gestão Financeira;
Planejamento Financeiro e Fluxo de Caixa;
Organização Financeira: Controlar as entradas e contas a receber;

MÓDULO 03
MARKETING DIGITAL – MEU NEGÓCIO NA INTERNET
Por que ser digital?
Inbound Marketing / Outbound Marketing
Redes sociais e Copyright

MÃO NA MASSA

Encerramento com roda de conversas e pitch
[empreendedores que começaram do zero chegam para palestrar sobre a importância da formalização e potenciais parceiros para avaliação de pitch]

CRONOGRAMA 
Público: 30 Pessoas
Local: Auditório estouro – Museu das Favelas
Duração: 3 Meses
Carga horária Total: 24 horas
Duração aula: 2h
Horário: 11h às 13h
Duração: 17 de junho a 02 de setembro 2023

Confira aqui programação completa do Museu das Favelas: https://www.museudasfavelas.org.br/

Link para inscrição:

museudasfavelas.org.br/jornada-empreendedora

Postado