O padrasto de 2Pac , Mutulu Shakur, foi solto em meio a problemas de saúde. A decisão partiu da Comissão de Liberdade Condicional dos EUA na quinta-feira (10 de novembro). Shakur foi recentemente diagnosticado com câncer de medula óssea , com um médico do Bureau of Prisons alegando em maio que ele tinha menos de seis meses de vida.
Depois de 36 anos atrás das grades, Mutulu Shakur está pronto para viver seus dias restantes no sul da Califórnia. Anteriormente, ele foi impedido de sair da prisão 10 vezes até uma audiência em outubro, quando a comissão federal de condicional admitiu que ele tinha um histórico institucional impecável e não era mais um risco para a sociedade.
“Agora descobrimos que sua condição médica o deixa tão enfermo de mente e corpo que você não é mais fisicamente capaz de cometer qualquer crime federal, estadual ou local”, disse a comissão de liberdade condicional.
Mutulu Shakur foi encarcerado sob a “lei antiga”, um conjunto de diretrizes federais de condenação por crimes antes de 1987, o que significa que suas decisões de liberdade condicional estavam sob a supervisão da Comissão de Liberdade Condicional dos EUA, que deveria ser eliminada décadas atrás.
Um juiz que rejeitou seu pedido de libertação compassiva em 2020 disse a Shakur que ele poderia reaplicar “no ponto de se aproximar da morte”. Esse mesmo juiz, agora com 90 anos, foi a mesma pessoa que o sentenciou há mais de 30 anos.
Via. HHDX