A Nike fechou contrato com a primeira atleta refugiada de sua história, Cindy Ngamba, boxeadora integrante da equipe olímpica de refugiados do Comitê Olímpico Internacional. Com o acordo, a marca fornecerá kits para a esportista, que estará nos Jogos Olímpicos de Paris 2024.
Nova Campanha “Watch Where We’re Going”
Ngamba participou de gravações para a nova campanha de divulgação da Nike, chamada “Watch Where We’re Going” (Veja para onde estamos indo, em português). A produção aborda a pergunta frequentemente feita aos refugiados: “De onde você realmente é?”. Além de Ngamba, a campanha conta com a participação do judoca Mohammad Rashnonezhad, da ciclista Eyeru Gebru e da corredora Perina Lokure Nakang.
Parceria com o Comitê Olímpico de Refugiados
A produção também destaca a parceria da Nike com o Comitê Olímpico de Refugiados, na qual a marca será a fornecedora oficial de material esportivo. Esta colaboração é fruto da associação da Nike com a Fundação Olímpica para Refugiados.
Compromisso com a Inclusão e o Desenvolvimento do Esporte
“Em vários lugares do mundo, as meninas enfrentam barreiras culturais e sociais complexas. Entram no esporte mais tarde e desistem mais cedo. Nosso apoio à Fundação visa mudar essa situação. Com a crença de que todas as crianças devem ter acesso ao esporte, estamos comprometidos com a remoção de barreiras, fornecendo às meninas treinadores atenciosos que poderão fortalecê-las nessa jornada”, comentou Vanessa Garcia-Brito, diretora de impacto social e comunitário da Nike.
Impacto Social e Esportivo
Este movimento da Nike não só destaca o talento de atletas refugiados, mas também reforça o compromisso da empresa com a inclusão e o desenvolvimento do esporte em comunidades desfavorecidas. Ao apoiar Cindy Ngamba e outros atletas refugiados, a Nike espera inspirar mudanças positivas e promover a igualdade no esporte a nível global.