A gigante esportiva utilizou suas redes sociais para divulgar o novo modelo da chuteira Phantom GT.
O design das chuteiras de futebol são únicos. Embora todos os calçados esportivos sejam projetados para se envolver com o pé, as chuteiras também são projetadas para se envolver diretamente com o objeto do jogo. Por esse motivo, os cientistas do Laboratório de Pesquisa Esportiva Nike (NSRL) passaram inúmeras horas analisando os vários ângulos e intensidades com que a bola é tocada com a chuteira em uma partida de futebol.
Ao estudar em um nível micro como a bola se conecta à chuteira, mapas de pressão e pontos de dados foram formados para guiar parâmetros para o projeto generativo. Outra consideração integral são as forças vetoriais. Ambas as áreas de estudo apoiam o objetivo de criar uma textura nova, útil e inovadora para uma chuteira.
O design do Phantom GT (Generative Texture) usou esses conjuntos de dados digitais para criar uma chuteira criada para ajudar na sensação perfeita da bola e liberar as habilidades criativas de um jogador. Durante dois anos de desenvolvimento, centenas de configurações diferentes foram avaliadas antes que a equipe de design chegasse aos padrões ideais e diferentes alturas e ângulos da textura. Os designers aprenderam quanta textura é demais, para não deixar a chuteira excessivamente grudenta. E moldando a textura diretamente na parte superior do Nike Flyknit (em oposição à fixação da textura em cima), o calnçado mantém uma sensação macia, flexível e premium, sem risco de descolamento da textura.