A guerra entre a Nike e a adidas já dura décadas, com cada uma disputando a supremacia no setor de varejo de esportes. Agora uma nova batalha está marcada para acontecer, com a Nike apresentando uma queixa à Comissão de Comércio Internacional dos Estados Unidos para impedir a adidas de vender produtos Primeknit nos Estados Unidos.
A Nike tem Flyknit, a adidas tem Primeknit. A Nike estreou o Flyknit nos Jogos Olímpicos de Londres de 2012 após o que eles dizem ter sido mais de uma década de pesquisa e desenvolvimento a um custo de mais de US $ 100 milhões, enquanto a adidas, por outro lado, disse no passado que desenvolveu o Primeknit três anos antes seu lançamento, que veio quatro meses depois que a Nike lançou Flyknit. Uma situação complicada, com certeza, mas que pode custar caro para o Three Stripes se a decisão for contra eles.
Não é como se isso tivesse inicio agorar. Na época em que a adidas apresentou os tênis Primeknit como o design ‘primeiro de seu tipo’, a Nike respondeu com um processo de violação de patente. A Nike ganhou o processo e a adidas foi ordenada a cessar as vendas de tecnologia Primeknit. No entanto, o Three Stripes então desafiou a originalidade do Flyknit com base em uma patente semelhante de 1991, que supostamente anulou a reivindicação da Nike. A adidas perdeu o terno, mas ganhou outro ao afirmar que a tecnologia necessária para fazer tênis de malha está disponível desde os anos 1940; foi dado o sinal verde para continuar a produzir a Primeknit. Mas isso não foi suficiente para a adidas, que entrou com um recurso no tribunal federal para retirar a patente da Nike do Flyknit. Isso falhou e agora é a vez da Nike.
“ Ao contrário da Nike, a adidas renunciou à inovação independente ” , disse a Nike em um processo judicial. “ Em vez disso, a adidas passou a última década desafiando sem sucesso várias das patentes da Nike direcionadas à tecnologia FlyKnit – tudo isso enquanto usava a tecnologia patenteada da Nike sem permissão. ”
Em resposta, Mandy Nieber, porta-voz da adidas, disse: “ Nossa tecnologia Primeknit resultou de anos de pesquisas dedicadas e mostra nosso compromisso com a sustentabilidade. ”É evidente que este não vai desaparecer tão cedo, e os resultados finais podem ser enormes para o futuro das roupas esportivas.
Algumas das peças-chave para apresentar atualmente a Primeknit são os adidas de Stella McCartney Ultraboost, os tênis Pharrell Williams Superstar Primeknit, os tenis de caminhada Terrex Free Hiker e, claro, o Predator Freak, que utiliza a tecnologia na gola da chuteira. A Primeknit foi um ingrediente essencial na corrida para produzir a primeira chuteira de futebol de desempenho sem cadarços eficaz, que a Adidas fez com o ACE 16+ Purecontrol.
De acordo com Matt Powell, consultor sênior do NPD Group, se a Comissão de Comércio Internacional dos EUA bloquear as importações de calçados adidas com a Primeknit, a marca alemã pode perder cerca de US $ 800 milhões em tênis que apresentam a tecnologia apenas nos EUA em um ano . Nem é preciso dizer que o dano para toda a marca pode ter consequências devastadoras.