Em resposta à desaceleração do crescimento e à perda de participação no mercado, a Nike implementa nova estratégia com preços mais acessíveis.
A Nike anunciou a criação de uma linha de tênis com preços abaixo de US$ 100, exclusivamente para o mercado americano. Essa iniciativa faz parte de um plano estratégico para reverter a projeção de queda nas vendas durante o ano fiscal de 2025, divulgada recentemente pela empresa.
A informação causou impacto negativo nas ações da marca, que despencaram 20% na última sexta-feira (28), alcançando o menor valor desde março de 2020. As previsões de queda nas vendas anuais, além do aumento dos preços dos tênis Air Jordan 1 – que variam entre US$ 150 e US$ 200 – geraram apreensão entre os investidores. Em contrapartida, a Adidas, principal concorrente da Nike, oferece o modelo Gazelle por US$ 120.
Apesar dos preços mais altos, as vendas da Nike no trimestre encerrado em 31 de maio permaneceram estáveis, abaixo das expectativas dos analistas. Já o lucro líquido da empresa apresentou um aumento de 45%, impulsionado principalmente por medidas de corte de custos, como demissões.
A estratégia da Nike de lançar uma linha de produtos mais acessíveis visa combater a perda de participação no mercado para marcas emergentes como On e Hoka, que vêm ganhando popularidade entre os consumidores. A empresa alemã Adidas, por exemplo, viu suas ações caírem 0,80% após o anúncio da Nike, enquanto a PUMA despencou 2,6% e a JD Sports registrou queda de 3% na quinta-feira.
Resta saber se essa nova linha de tênis a preços mais baixos será suficiente para conter a desaceleração do crescimento da Nike e reconquistar a confiança dos investidores.