Nike TN Plus é o modelo preferido das quebradas pelo mundão.

Nike TN Plus é o modelo preferido das quebradas pelo mundão.
Gostou? Compartilhe

Com a expansão do Funk, TRAP, GRIME e Drill, a estética mais real da quebrada ficou em evidência no Brasil. Aquele visual “americanizado” que outrora tomou conta da cena, perdeu espaço para os chinelos Kenner, as camisas da Lacoste, os tênis da adidas e da Nike.

Nesta edição de domingo falaremos sobre um modelo icônico da marca Nike e que já está no mercado há 24 anos. É claro que estamos falando do NIKE TN Plus.

Felipe Blumen do conhecido Manual do Homem Moderno, nos contou que: ” 1997 a Nike estava trabalhando em um projeto chamado Sky Air em parceria com sua principal vendedora, a rede de lojas a Foot Locker. A ideia era criar um novo tênis de corrida que incluísse a tecnologia Tuned Air, então a mais recente inovação da família Air Max. A nova sola, “tunada”, era dividida em partes (assim como a bolha de ar) para otimizar a estabilidade do corredor e reduzir a pressão no calcanhar. Só que as primeiras 15 propostas que a Nike apresentou à loja foram rejeitadas.

Sean McDowell que é considerado um dos maiores designers da história da Nike, 1997 era só um designer iniciante convidado a projetar um modelo que satisfizesse a Foot Locker e quando ouviu o nome do projeto, automaticamente lembrou de alguns desenhos que fez durante umas férias na Flórida enquanto admirava o pôr do sol. O céu tingido em tons de azul, cortado pelas pelas silhuetas negras das palmeiras entortadas pelo vento. Já viu isso em algum lugar, certo? Essa memória originou a criação do Nike Air Max Plus.

O tênis vendeu tanto que superou o Air Max 98 e um dos motivos para o sucesso de vendas, foi a revolução em forma de tênis.

O TÊNIS QUE DOMINOU AS QUEBRADAS PELO MUNDO.

A Nike reconhece que o sucesso do tênis esteve ligado a contextos sociais muito específicos. Nos Estados Unidos, por exemplo, os jovens clientes fiéis da Foot Locker na época geralmente pertenciam a classes sociais mais baixas, com pouca grana e moradores de bairros periféricos. Na Itália e na França, o fenômeno foi parecido, com muitas vendas nas periferias das grandes cidades. No Reino Unido, o tênis virou símbolo de um fenômeno cultural e estético formado por uma geração de filhos de trabalhadores cheios de gírias e com sotaque próprio, os chavs. Na Austrália, chegou a virar o tênis de grupos de jovens geralmente associados até mesmo ao crime.

No Brasil não foi diferente. o Nike Tn caiu nas graças dos jovens da periferia e se tornou um dos tênis mais populares em bailes funk, por exemplo. Felipe Blumen destaca:

“Em comum, todos esses grupos de jovens espalhados pelas periferias das grandes cidades dividem os olhares estereotipados da sociedade. E a vontade de ter um par de tênis que ostenta ousadia e que, como eles, fosse fora dos padrões. Não à toa o modelo se tornou um símbolo assumido. “

SPORTLIFE E VIVÊNCIA

Com o crescimento das músicas periféricas o NIKE TN Plus apareceu para o mundo e se tornou um dos tênis mais procurados por jovens ricos. Isto acabou encarecendo bastante o modelo e o tornando ainda mais um padrão de status.

Postado