Nova regra dos 8 segundos para goleiros gera polêmica no Brasileirão 2025

Nova regra dos 8 segundos para goleiros gera polêmica no Brasileirão 2025
Gostou? Compartilhe

O Campeonato Brasileiro 2025 começou com novidades nas regras, e a principal delas está dando o que falar: a regra dos 8 segundos para goleiros. A medida visa tornar os jogos mais dinâmicos e evitar atrasos excessivos na reposição da bola.

Como funciona a nova regra?

De acordo com a International Football Association Board (IFAB), responsável pelas regras do futebol, se um goleiro segurar a bola por mais de 8 segundos, o árbitro deve conceder um escanteio para o time adversário. Antes, a punição prevista era um tiro livre indireto, algo raramente aplicado.

A regra, que será usada no Super Mundial de Clubes, já entrou em vigor no Brasileirão. No entanto, algumas infrações passaram despercebidas pelos árbitros na primeira rodada da competição.

Arbitragem ignora infrações

Um dos primeiros casos ocorreu no empate entre Flamengo e Internacional, no Maracanã. No final do jogo, o goleiro Anthoni segurou a bola por pelo menos 18 segundos, mas o árbitro Davi de Oliveira Lacerda não aplicou a nova regra.

Situação parecida aconteceu no confronto entre Palmeiras e Botafogo, no Allianz Parque. O goleiro John segurou a bola por quase 20 segundos, mas o árbitro Ramon Abatti Abel não concedeu o escanteio ao time paulista.

A regra prevê que o árbitro pode sinalizar com as mãos quando restam 5 segundos para o limite, alertando o goleiro. Se a contagem atingir 8 segundos, o escanteio deve ser marcado.

Outras mudanças no Brasileirão

Além da regra dos 8 segundos, o Brasileirão 2025 também contará com outras mudanças, como:
Bola ao chão – Agora, se a jogada for paralisada fora da área, a posse será devolvida ao time que já estava com a bola.
🎥 Posicionamento do assistente – Em jogos com VAR e câmera na linha do gol, o árbitro assistente deve se posicionar na linha lateral para melhor visibilidade.

Com as novas regras em vigor, a expectativa é que a arbitragem se adapte rapidamente para garantir um campeonato mais dinâmico e justo.