O Estado do RJ x Rap: PCERJ abre inquérito para averiguar gravação de videoclipe.

Não é de hoje que imagens feitas durante ou após gravações de videoclipes de rap viram alvo de investigações no Rio de Janeiro, há 20 anos o rapper MV Bill foi investigado e posteriormente o caso foi arquivado. Nesta terça-feira (21) aconteceu novamente, entenda:

https://www.instagram.com/p/CC7PSVJAADJ/

A terça-feira foi agitada dentro da cena rap do Rio de Janeiro. Imagens de figurantes que faziam parte das gravações do novo videoclipe do rapper Cinquenta, começaram a circular na grande mídia como se fossem reais e logo a confusão estava formada.

https://www.instagram.com/p/CC7B3mrJLbQ/

Não demorou muito para a Polícia Civil informar que abriu inquérito para apurar os responsáveis pelas filmagens que aconteceram no interior da Favela do Jacarezinho, na Zona Norte do Rio.

Segundo nota, a policia deverá investigar se são armas reais ou réplicas e os responsáveis pelas gravações podem ser autuados por “corromper ou facilitar a corrupção de menores de 18 anos, com ele praticando infração penal ou induzindo-o a praticá-la.”

As primeiras informações da investigação apontam que as armas seriam na verdades simulacros. Após diligências da 25ª DP, parte das réplicas e veículos vistos na gravação foram encontrados pelos policiais civis da delegacia do Engenho Novo. Os carros e simulacros foram apreendidos e algumas pessoas envolvidas na gravação já prestaram depoimento.

A polícia investiga ainda se havia crianças e adolescentes nos locais de gravação, pois o fato dos atores empunharem simulacros de arma de fogo e agirem como se pertencessem a uma organização criminosa pode ser considerado crime pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, como corrupção de menores. A polícia também investiga se as pessoas que ali estavam cometeram violação de normas sanitárias por conta da pandemia do Covid-19, em razão da aglomeração causada pela gravação.

Segundo a Polícia Militar, a ação acontece na Avenida Guanabara, também conhecida como Rua do Rio. De acordo com a corporação, não há anotações nas documentações dos três veículos identificados nas imagens.

A polêmica ficou ainda maior após a publicação feita pelo vereador Carlos Bolsonaro com a seguinte legenda: “Todos com CR, efetiva necessidade, guia de tráfego, CRAF, antecedentes criminais limpos, ocupação ilícita, residência fixa, GRUs pagas e certidões legais averiguadas. Ok!”. A mensagem começou a se espalhar pelas redes de Fake News e whatsapp. O post foi apagado por volta das 20h.

ywAAAAAAQABAAACAUwAOw==
O Estado do RJ x Rap: PCERJ abre inquérito para averiguar gravação de videoclipe. - Rapgol Magazine

Qual a lição que devemos tirar disto?

Tem se tornado comum em vídeos a utilização de simulacros. Na grande maioria dos projetos são exibidas informações sobre as réplicas utilizadas, porém!! É melhor ficarmos atentos. O jogo é sujo e há anos a forma que ele é jogado não favorece a ninguém que venha das áreas mais pobres da cidade. Felizmente

foto perfil criaa

Criaa da Zona Oeste do RJ.
Comunicador, fotógrafo, colecionador de camisas de times e camisa 8 no time da pelada.
Trabalhando com notícias e informações desde 2002.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagem anterior MC Marechal apresenta a música “Ponto de ônibus”.
Próxima postagem Primeiro álbum do House of Pain completou 28 anos.
error

Gostou do site? Compartilha com geral!