SPORTLIFE & VIVÊNCIA

O tênis Converse ainda é um item básico no guarda-roupa de muitas pessoas; entenda

Gostou? Compartilhe

Os tênis Converse começaram em 1908, quando a Marquis Mills Converse abriu a Converse Rubber Shoe Company em Malden, Massachusetts. A empresa começou a produzir calçados com sola de borracha para homens, mulheres e crianças.

naija 13 min
O tênis Converse ainda é um item básico no guarda-roupa de muitas pessoas; entenda - Rapgol Magazine

Em 1917, a Converse lançou o tênis de basquete All-Star, que se tornou o calçado oficial da National Basketball Association (NBA) em 1929. Os sapatos icônicos apresentavam “Chuck Taylor” no patch perto do tornozelo de cada par porque ele era um jogador importante que os tornou populares dentro e fora das quadras.

Embora o amor por este tênis icônico tenha continuado a crescer ao longo do tempo, muitos se perguntam por que exatamente as pessoas são tão apaixonadas por eles. E como os sapatos Converse se tornaram tão populares quanto são hoje?  Que tal tentarmos descobrir?

O começo

A Converse foi fundada em 1908 e teve seu início humilde como uma empresa de calçados de borracha, fabricando calçados esportivos sob o nome de “Converse Rubber Shoe Company”. No ano seguinte, eles lançaram seu primeiro tênis de basquete chamado All Star ou Trench Shoe, que era preso com cadarços.

ywAAAAAAQABAAACAUwAOw==
O tênis Converse ainda é um item básico no guarda-roupa de muitas pessoas; entenda - Rapgol Magazine

Desde então, a Converse se tornou uma das marcas de tênis mais populares do mundo! Eles foram usados ​​por atletas famosos como Lebron James e Michael Jordan (que os usavam em quadra).

De 1908 até agora, a Converse percorreu um longo caminho de ser apenas mais uma marca de tênis para se tornar uma das empresas de calçados mais vendidas em todo o mundo.

Tênis de basquete All Star

ywAAAAAAQABAAACAUwAOw==
O tênis Converse ainda é um item básico no guarda-roupa de muitas pessoas; entenda - Rapgol Magazine

Em 1917, a Converse Rubber Shoe Company de Malden, Massachusetts, introduziu o tênis de basquete All Star. O All Star foi o primeiro tênis de basquete a ter uma sola de borracha e cabedal de lona. Ele também apresentava uma biqueira de borracha e cadarço na frente.

O All Star permaneceu popular ao longo da década de 1920, mas as vendas caíram devido a uma variedade de fatores, incluindo problemas de produção relacionados à Segunda Guerra Mundial e alta demanda por novos estilos de couro.

Chuck taylor

A Converse teve o apoio de atletas como Chuck Taylor , que batizou os tênis icônicos em sua homenagem.

Taylor foi um jogador e treinador de basquete que influenciou muito o jogo de basquete e foi um dos primeiros treinadores dos Celtics. Ele também jogou semi-profissionalmente e mais tarde se tornou um promotor de basquete de sucesso.

Mais de 600 milhões de pares de Chuck Taylors foram vendidos desde sua criação – o ex-atleta foi claramente bem-sucedido como vendedor da Converse.

Converse e bandas de rock

Converse também se associou a bandas de rock porque era o sapato casual preferido deles. Estrelas do rock como Green Day, All American Rejects e Black Sabbath foram vistas usando-os. 

Eles também se tornaram populares entre os skatistas que os usavam como sapatos de skate. De fato, estudantes do ensino médio e universitário começaram a usá-los também, pois começaram a adotar um visual mais casual. A gama de coleções de edição limitada da marca sempre se mostra popular entre vários grupos.

Falência

ywAAAAAAQABAAACAUwAOw==
O tênis Converse ainda é um item básico no guarda-roupa de muitas pessoas; entenda - Rapgol Magazine

A empresa continuou a produzir calçados até 2003, quando entrou com pedido de falência. Nesse ano, a marca foi comprada pela Nike, que desde então fabrica tênis Converse.

Eles conseguiram voltar ainda mais fortes do que antes com novos estilos que espelhavam os antigos, como cano alto Chuck Taylor e cano baixo com padrões coloridos de flores e outros designs.

Controvérsias

Como qualquer marca popular, a Converse não é estranha a ter seus produtos copiados. Isso levou a ações judiciais contra cerca de 30 outras empresas que produzem sapatos com designs surpreendentemente semelhantes, incluindo marcas muito conhecidas, como Sketchers.

Foi alegado que outras marcas copiaram a biqueira da Converse , a faixa média e o design na sola dos sapatos. Houve resultados mistos desses processos, mas os verdadeiros fãs e colecionadores de tênis saberão que nada mais pode rivalizar com a qualidade e a variedade de designs do Converse genuíno.

Pensamentos finais

Converse é conhecido como o tênis mais clássico da história e traz de volta memórias nostálgicas de dias passados. Eles fazem parte da cultura urbana mundial e hoje são usados ​​popularmente por pessoas de todas as idades

Apesar de alguns altos e baixos, incluindo a falência há cerca de 20 anos, os tênis Converse ainda são um item básico no guarda-roupa de muitas pessoas. 

foto perfil criaa

Criaa da Zona Oeste do RJ.
Comunicador, fotógrafo, colecionador de camisas de times e camisa 8 no time da pelada.
Trabalhando com notícias e informações desde 2002.