O Observatório da Discriminação Racial no Futebol lançou sua nova camisa de jogo oficial para a temporada 2024, na sede da Federação Gaúcha de Futebol. O uniforme de conscientização sobre o tema é assinado pela Volt Sport, que é parceira da entidade pela segunda temporada consecutiva.
A edição é uma homenagem às religiões de matriz africana. A ideia surgiu após o resultado do “Levantamento da Diversidade no Futebol Brasileiro”, divulgado no ano passado, que mostrou que o preconceito religioso ainda está fortemente ligado à discriminação racial.
“As camisas de futebol são verdadeiras paixões para os torcedores, e para nós do Observatório, é algo muito simbólico. Neste ano, conseguimos abordar um tema tão importante através dela: o respeito à diversidade e à intolerância religiosa”, afirma Marcelo Carvalho, diretor-executivo do Observatório da Discriminação Racial no Futebol.
O modelo conta com a tecnologia do tecido Dry Ray, presente nas camisas desenvolvidas pela Volt Sport para as equipes profissionais, sendo composto por 100% poliéster, com proteção contra raios solares e propriedades térmicas.
“Para a Volt Sport, esse é um projeto muito relevante. Poder assinar esta camisa do Observatório é um privilégio, pois é uma entidade que respeitamos e acreditamos na importância da sua atuação para o debate e a reflexão sobre a pauta racial no esporte”, destaca Fernando Kleimann, sócio-diretor da Volt.
O Observatório da Discriminação Racial no Futebol é um projeto que utiliza o futebol como instrumento de inclusão social e de luta contra a violência e a discriminação. Monitorando exemplos positivos e casos reais de racismo, a entidade consegue lançar luz sobre o tema e pautar o debate na sociedade, provocando mudanças para ajudar a erradicar o preconceito no esporte.
O novo uniforme estará à venda no site oficial do Observatório. Os modelos serão vendidos por R$ 159,90.