Na tarde de domingo, após a vitória por 2 a 0 contra o Torino, os jogadores do Inter finalmente celebraram o Scudetto com um desfile no centro da cidade de Milão que durou várias horas: cenas pitorescas incomuns não faltaram, começando pela placa controversa exibida por Denzel Dumfries, passando pelos óculos de sol extravagantes usados por Marcus Thuram. O atacante francês nunca escondeu sua paixão por óculos de sol: em todas as pausas da seleção nacional, Thuram e seu companheiro de equipe Koundé chamam a atenção de jornalistas e fotógrafos na passarela de Clairefontaine com modelos de óculos que os favorecem infinitamente. No entanto, desta vez, Thuram não pôde esconder o acessório que usaria para a ocasião especial. Ele decidiu revelá-lo em um Instagram ao vivo na semana passada, na companhia de Zhang, Çalhanoglu, Di Marco e Lautaro Martínez, apenas algumas horas após a vitória no dérbi que selou matematicamente o título do campeonato. O estilo de Thuram também influenciou Francesco Acerbi: o defensor também usou um par de Oakley Kato para tornar as celebrações, se possível, ainda mais memoráveis.
Cada vez mais jogadores de futebol estão prestando atenção especial aos óculos de sol. Pense em Endrick. O jogador nascido em 2005 apareceu na apresentação do título do Palmeiras usando um par de X Model Romeo, os famosos Oakleys também usados por Michael Jordan em várias ocasiões durante sua carreira com o Chicago Bulls. Por outro lado, os óculos da Nike de Camavinga no final de 2023 acabaram em uma polêmica que atingiu o vestiário do Real Madrid. Na verdade, a “tradição” de celebrar usando óculos se origina do basquete – mais precisamente da chamada tendência dos Champagne Goggles, popularizada por Ray Allen, que em 2013 trouxe um modelo de Oakleys branco, vermelho e dourado para o vestiário para lembrar as cores sociais do Miami Heat. Apesar da semelhança entre a tendência lançada em 2013 e a lançada dez anos depois, é importante enfatizar que os Champagne Goggles foram introduzidos para proteger os olhos no momento da abertura de garrafas de champanhe.
Ao contrário, Dumfries e Acerbi usaram óculos sem um propósito específico, mas simplesmente pela jovialidade, acentuando o espírito brincalhão que predominou no vestiário do Inter nesta temporada, nascido de uma serenidade de espírito, fraternidade e confiança em suas habilidades instiladas por Simone Inzaghi. Apesar de Thuram não ser o verdadeiro homem do Scudetto para o Inter nesta temporada (Lautaro Martínez e Hakan Çalhanoglu ofereceram uma contribuição significativamente maior à equipe), ele foi o rosto tanto para os Nerazzurri quanto para a Nike. Um atleta muito importante para a Swoosh que encontrou no francês a personalidade certa para divulgar uma estética muito específica, basta olhar para o Air Force 1 Low OFF-WHITE ICA usado durante o desfile ou para o novo Nike Air Max Mercurial TN.