Os Melhores Kits Retrô do Ano

Os Melhores Kits Retrô do Ano

Em 2023, a nostalgia saiu vitoriosa. O futebol pode ser um espelho fiel das sociedades em que é jogado. Contém, ao mesmo tempo, o desejo cada vez mais urgente de modernizar-se e a nostalgia de reviver os momentos marcantes das gerações passadas. No entanto, ao contrário das sociedades que, ao tentarem retornar a valores mais tradicionais, são frequentemente rotuladas como excessivamente conservadoras e carentes de visão de futuro, o futebol consegue acessar o passado de maneira única, continuando a avançar diariamente em direção ao futuro.

Existem várias maneiras pelas quais os clubes podem alcançar essa aparência de equilíbrio entre passado e futuro, seja trazendo de volta um rosto famoso ligado a um período de sucesso do clube para um vídeo promocional ou uma entrevista, ou mais comumente, lançando uma camisa ou coleção que retoma e presta homenagem ao design de tempos passados. E enquanto 2023 chega ao fim, olhamos para trás para os melhores kits retrô feitos neste ano.

Mexico 1985 Adidas Reserva Fauxback Shirt

ywAAAAAAQABAAACAUwAOw== ywAAAAAAQABAAACAUwAOw==

Foi um ano memorável para a adidas, tanto em termos de lançamento de kits espetaculares quanto pelo grande retorno das Predator, e esse retorno à era de Hugo Sanchez, Botellita de Jerez e Andrea Gómez y Mendoza é um sério concorrente para o melhor kit retrô do ano. Esta camisa branca com um corte maravilhoso é complementada pelos icônicos detalhes vermelhos, brancos e verdes que adornam o decote V sobreposto e os punhos das mangas, finalizados com um trevo verde da adidas.

Argentina 1994 adidas reserva

ywAAAAAAQABAAACAUwAOw== ywAAAAAAQABAAACAUwAOw==

No ano imediatamente seguinte ao triunfo da Argentina na Copa do Mundo, seria realmente rude não incluir a reedição da Argentina Away de 1994. Esta camisa, para a maior parte do mundo do futebol, lembra verdadeiramente um único jogador: Diego Maradona. Talvez seja culpa da mídia esportiva, e talvez às vezes também nossa, se o restante da equipe argentina nos tempos de Maradona não é mencionado tanto quanto deveria, e por esse motivo, esta camisa busca reunir todas as lendas do passado recente da Argentina e celebrar os jogadores do presente e do futuro.

Apesar de não ter sido uma Copa do Mundo vitoriosa para a Argentina, que foi eliminada pela Romênia nas oitavas de final depois que Diego foi suspenso por doping, o sucesso alcançado no ano passado permitiu que a Argentina esquecesse uma edição complicada. Sem esquecer a camisa usada, na qual o preto e o azul se combinam dinamicamente como o futebol daquela mítica nação. Um kit excepcional.

Maglia Manchester City 1990 Black-out

ywAAAAAAQABAAACAUwAOw== ywAAAAAAQABAAACAUwAOw==

Após a Argentina, a outra equipe que teve um ano extraordinário de sucessos também criou um dos melhores kits retrô da temporada. Estamos falando, é claro, do Manchester City de Pep Guardiola, que transformou o clube de Manchester na melhor equipe do mundo. Seu sucesso na Liga dos Campeões veio ao final de um ciclo revolucionário, com um futebol simplesmente excepcional sendo apresentado. Estilisticamente requintado, tão intrincado e delicado quanto feroz e perigoso, o Manchester City percorreu um longo caminho.

A camisa Umbro de 1990 em versão black-out representa perfeitamente a natureza do clube em seu estado atual: dominante, imparável, elegante, adaptável, detalhado, mas poderoso e imperioso. Esta camisa é certamente uma das poucas camisas retrô destacadas produzidas pelos times ingleses este ano, sem dúvida uma das favoritas.

Maglia Sampdoria 1986-87 N-Reissue Titular

ywAAAAAAQABAAACAUwAOw==

A saída de Graeme Souness e Trevor Francis para a Sampdoria deu início a uma nova onda de jogadores jovens e talentosos que deixariam uma marca indelével na história dos blucerchiati. Esta camisa lembra a alegre qualidade de Roberto Mancini, Moreno Mannini e da lenda que, infelizmente, faleceu no início deste ano, Gianluca Vialli.

Nicola Raccuglia, ao contrário de marcas comerciais muito maiores como Nike e adidas, é capaz de realizar reimpressões quase perfeitas, pelos mesmos métodos que teriam sido feitos originalmente. O icônico emblema na manga combina excelentemente com o tricolor horizontal no meio do peito, tornando a camisa da Sampdoria uma das mais bonitas do mundo. Esta camisa foi a pedra fundamental que levou ao sucesso nacional e continental da Sampdoria no início dos anos 90 sob a orientação de Vujadin Boškov. Sem dúvida, a camisa mais cara desta lista, a NR-Reissue 86/87 é uma verdadeira joia no mundo das camisas de futebol.

AS Monaco 1999/2000 Kappa Retro Titular

ywAAAAAAQABAAACAUwAOw==

Rouges et blancs de nome e de fato. Apesar de ter lutado para manter seu status de equipe de elite da Ligue 1, o AS Monaco sempre se destacou quando se trata de camisas de futebol, com a Kappa Retro Home Shirt 99/00 sendo a peça central do grupo: um kit usado quando os monegascos conquistaram seu sétimo título da Ligue 1.

O icônico ombro da Kappa adiciona um dos detalhes retrô à divisão diagonal nas cores branca e vermelha, com os homenzinhos marcando a fronteira entre a frente e as costas da camiseta. Se a isso adicionarmos a icônica patrocinadora Fedcom no peito, é quase impossível não imaginar novamente David Trezeguet e Marco Simone em campo com a equipe do Principado.

foto perfil criaa

Criaa da Zona Oeste do RJ.
Comunicador, fotógrafo, colecionador de camisas de times e camisa 8 no time da pelada.
Trabalhando com notícias e informações desde 2002.

Nike Book 1 x Air Max 95 Neon aparece em jogo Postagem anterior Nike Book 1 x Air Max 95 Neon aparece em jogo
Consequence Exige Desculpas de Kanye West Após discurso controverso Próxima postagem Consequence Exige Desculpas de Kanye West Após discurso controverso
error

Gostou do site? Compartilha com geral!