Os segredos dos clubes brasileiros mais vencedores da Libertadores da América que você precisa saber!

Os segredos dos clubes brasileiros mais vencedores da Libertadores da América que você precisa saber!

Gostou? Compartilhe

[web_stories title=”false” excerpt=”false” author=”false” date=”false” archive_link=”true” archive_link_label=”https://rapgol.com.br/web-stories/os-segredos-dos-clubes-brasileiros-mais-vencedores-da-libertadores-da-america-que-voce-precisa-saber/” circle_size=”150″ sharp_corners=”false” image_alignment=”left” number_of_columns=”1″ number_of_stories=”5″ order=”DESC” orderby=”post_title” view=”circles” /]


 

Neste artigo, falemos sobre os clubes brasileiros que mais venceram a Libertadores da América e relembrar as campanhas históricas que levaram essas equipes ao topo do continente.

  1. São Paulo – 3 títulos (1992, 1993, 2005)

O São Paulo é o clube brasileiro que mais venceu a Libertadores da América, com três conquistas. O primeiro título veio em 1992, com uma campanha incrível que contou com a participação de craques como Raí, Müller e Cafu. No ano seguinte, o tricolor paulista repetiu a dose e se tornou bicampeão, comandado por Telê Santana e com destaque para o jovem goleiro Zetti.

Mas foi em 2005 que o São Paulo protagonizou uma das campanhas mais espetaculares da história da competição. Comandado por Rogério Ceni, o time de Muricy Ramalho passou por adversários como River Plate, Palmeiras e Atlético-PR antes de chegar à final contra o Liverpool, na primeira final única disputada em campo neutro. O tricolor paulista venceu por 1 a 0, com um gol de Mineiro, e conquistou o seu terceiro título da Libertadores.

  1. Santos – 3 títulos (1962, 1963, 2011)

O Santos é um dos maiores clubes da história do futebol brasileiro, e não é à toa que conquistou a Libertadores da América em três ocasiões. A primeira veio em 1962, com um time que tinha Pelé, Pepe, Coutinho e companhia. No ano seguinte, o Peixe repetiu a dose e conquistou o bicampeonato da competição.

Mas foi em 2011 que o Santos voltou a ser campeão da Libertadores, após um jejum de quase 50 anos. O time comandado por Muricy Ramalho contava com craques como Neymar, Ganso e Elano, e passou por adversários como Once Caldas, Cerro Porteño e Vélez Sarsfield antes de chegar à final contra o Peñarol, do Uruguai. O jogo decisivo foi disputado no Pacaembu, em São Paulo, e o Santos venceu por 2 a 1, com gols de Neymar e Danilo.

  1. Grêmio – 3 títulos (1983, 1995, 2017)

O Grêmio é um dos maiores clubes do Rio Grande do Sul e já conquistou a Libertadores da América em três ocasiões. O primeiro título veio em 1983, com um time que tinha nomes como Renato Gaúcho, Paulo César Caju e Mário Sérgio. Na final, o tricolor gaúcho enfrentou o Peñarol, do Uruguai, e venceu por 2 a 1, com gols de Renato Gaúcho e César.

Em 1995, o Grêmio voltou a ser campeão da Libertadores, em uma campanha marcada por grandes jogos e muita emoção. Na final, o time comandado por Luiz Felipe Scolari enfrentou o Atlético Nacional, da Colômbia, e venceu por 4 a 3 no placar agregado. Destaque para o goleiro Danrlei e o atacante Jardel, que foram fundamentais para a conquista.

Por fim, em 2017, o Grêmio voltou a levantar a taça da Libertadores da América, após uma campanha impecável que contou com a participação de craques como Luan, Geromel e Barrios. Na final, o tricolor gaúcho enfrentou o Lanús, da Argentina, e venceu por 3 a 1 no placar agregado, com gols de Fernandinho, Luan e Sandro Goiano.

 


  1. Palmeiras – 3 títulos (1999, 2020, 2021)

O Palmeiras é um dos maiores clubes do Brasil e já conquistou a Libertadores da América em três ocasiões. A primeira veio em 1999, com um time que tinha nomes como Alex, Zinho e Evair. Na final, o Verdão enfrentou o Deportivo Cali, da Colômbia, e venceu por 4 a 3 nos pênaltis, com direito a uma defesa espetacular do goleiro Marcos.

Já em 2020, o Palmeiras voltou a levantar a taça da Libertadores da América, após uma campanha marcada pela solidez defensiva e a eficiência no ataque. Comandado por Abel Ferreira, o Verdão passou por adversários como River Plate e Boca Juniors antes de chegar à final contra o Santos. O jogo decisivo foi disputado no Maracanã, no Rio de Janeiro, e o Palmeiras venceu por 1 a 0, com um gol de Breno Lopes nos acréscimos.

Em 2021, o Palmeiras se tornou tricampeão continental. Em uma decisão com todos os ingredientes de um grande jogo no mítico Centenário, em Montevidéu, o time alviverde derrotou o Flamengo por 2 a 1, com gol na prorrogação, e levou a taça da Libertadores pela terceira vez.

 

  1. Flamengo – 3 títulos (1981, 2019, 2022 )

O Flamengo é um dos maiores clubes do Brasil e já conquistou a Libertadores da América em três ocasiões. A primeira veio em 1981, com um time que tinha nomes como Zico, Adílio e Júnior. Na final, o Rubro-Negro enfrentou o Cobreloa, do Chile, e venceu por 2 a 0, com gols de Nunes e Adílio.

Já em 2019, o Flamengo voltou a ser campeão da Libertadores após um jejum de 38 anos. Comandado por Jorge Jesus, o time contava com craques como Bruno Henrique, Gabriel Barbosa e Arrascaeta, e passou por adversários como Internacional, Grêmio e River Plate antes de chegar à final contra o River Plate. O jogo decisivo foi disputado em Lima, no Peru, e o Flamengo venceu de virada por 2 a 1, com dois gols de Gabriel Barbosa nos minutos finais.

Em 2022, o Flamengo venceu por 1 a 0 o Athletico-PR e conquistou seu terceiro título da Copa Libertadores da América.

O gol da vitória saiu dos pés de Gabigol, que chegou a 29 gols na Libertadores e alcançou Luizão no posto de maior artilheiro brasileiro da competição. Na edição deste ano, ele marcou 12 vezes.




 

  1. Os clubes brasileiros são os maiores vencedores da Libertadores da América, e a competição sempre teve um grande peso na história do futebol brasileiro. Com craques como Pelé, Zico, Ronaldinho Gaúcho e Neymar, os times brasileiros conquistaram títulos memoráveis e escreveram seus nomes na história do futebol mundial.

    Atualmente, o futebol brasileiro segue em busca de novas conquistas e de novos craques para brilharem na Libertadores da América. Com times como Flamengo, Internacional, Palmeiras, Fluminense, Corinthians, Athletico-PR e Atlético-MG  que estão na edição de 2023 em busca de novas taças. A competição segue emocionando os torcedores e colocando à prova a habilidade e a determinação dos jogadores brasileiros.