[web_stories title=”false” excerpt=”false” author=”false” date=”false” archive_link=”true” archive_link_label=”https://rapgol.com.br/web-stories/os-segredos-dos-clubes-brasileiros-mais-vencedores-da-libertadores-da-america-que-voce-precisa-saber/” circle_size=”150″ sharp_corners=”false” image_alignment=”left” number_of_columns=”1″ number_of_stories=”5″ order=”DESC” orderby=”post_title” view=”circles” /]
Neste artigo, falemos sobre os clubes brasileiros que mais venceram a Libertadores da América e relembrar as campanhas históricas que levaram essas equipes ao topo do continente.
São Paulo – 3 títulos (1992, 1993, 2005)
O São Paulo é o clube brasileiro que mais venceu a Libertadores da América, com três conquistas. O primeiro título veio em 1992, com uma campanha incrível que contou com a participação de craques como Raí, Müller e Cafu. No ano seguinte, o tricolor paulista repetiu a dose e se tornou bicampeão, comandado por Telê Santana e com destaque para o jovem goleiro Zetti.
Mas foi em 2005 que o São Paulo protagonizou uma das campanhas mais espetaculares da história da competição. Comandado por Rogério Ceni, o time de Muricy Ramalho passou por adversários como River Plate, Palmeiras e Atlético-PR antes de chegar à final contra o Liverpool, na primeira final única disputada em campo neutro. O tricolor paulista venceu por 1 a 0, com um gol de Mineiro, e conquistou o seu terceiro título da Libertadores.
Santos – 3 títulos (1962, 1963, 2011)
O Santos é um dos maiores clubes da história do futebol brasileiro, e não é à toa que conquistou a Libertadores da América em três ocasiões. A primeira veio em 1962, com um time que tinha Pelé, Pepe, Coutinho e companhia. No ano seguinte, o Peixe repetiu a dose e conquistou o bicampeonato da competição.
Mas foi em 2011 que o Santos voltou a ser campeão da Libertadores, após um jejum de quase 50 anos. O time comandado por Muricy Ramalho contava com craques como Neymar, Ganso e Elano, e passou por adversários como Once Caldas, Cerro Porteño e Vélez Sarsfield antes de chegar à final contra o Peñarol, do Uruguai. O jogo decisivo foi disputado no Pacaembu, em São Paulo, e o Santos venceu por 2 a 1, com gols de Neymar e Danilo.
Grêmio – 3 títulos (1983, 1995, 2017)
O Grêmio é um dos maiores clubes do Rio Grande do Sul e já conquistou a Libertadores da América em três ocasiões. O primeiro título veio em 1983, com um time que tinha nomes como Renato Gaúcho, Paulo César Caju e Mário Sérgio. Na final, o tricolor gaúcho enfrentou o Peñarol, do Uruguai, e venceu por 2 a 1, com gols de Renato Gaúcho e César.
Em 1995, o Grêmio voltou a ser campeão da Libertadores, em uma campanha marcada por grandes jogos e muita emoção. Na final, o time comandado por Luiz Felipe Scolari enfrentou o Atlético Nacional, da Colômbia, e venceu por 4 a 3 no placar agregado. Destaque para o goleiro Danrlei e o atacante Jardel, que foram fundamentais para a conquista.
Por fim, em 2017, o Grêmio voltou a levantar a taça da Libertadores da América, após uma campanha impecável que contou com a participação de craques como Luan, Geromel e Barrios. Na final, o tricolor gaúcho enfrentou o Lanús, da Argentina, e venceu por 3 a 1 no placar agregado, com gols de Fernandinho, Luan e Sandro Goiano.
Palmeiras – 3 títulos (1999, 2020, 2021)
O Palmeiras é um dos maiores clubes do Brasil e já conquistou a Libertadores da América em três ocasiões. A primeira veio em 1999, com um time que tinha nomes como Alex, Zinho e Evair. Na final, o Verdão enfrentou o Deportivo Cali, da Colômbia, e venceu por 4 a 3 nos pênaltis, com direito a uma defesa espetacular do goleiro Marcos.
Já em 2020, o Palmeiras voltou a levantar a taça da Libertadores da América, após uma campanha marcada pela solidez defensiva e a eficiência no ataque. Comandado por Abel Ferreira, o Verdão passou por adversários como River Plate e Boca Juniors antes de chegar à final contra o Santos. O jogo decisivo foi disputado no Maracanã, no Rio de Janeiro, e o Palmeiras venceu por 1 a 0, com um gol de Breno Lopes nos acréscimos.
Em 2021, o Palmeiras se tornou tricampeão continental. Em uma decisão com todos os ingredientes de um grande jogo no mítico Centenário, em Montevidéu, o time alviverde derrotou o Flamengo por 2 a 1, com gol na prorrogação, e levou a taça da Libertadores pela terceira vez.
Flamengo – 3 títulos (1981, 2019, 2022 )
O Flamengo é um dos maiores clubes do Brasil e já conquistou a Libertadores da América em três ocasiões. A primeira veio em 1981, com um time que tinha nomes como Zico, Adílio e Júnior. Na final, o Rubro-Negro enfrentou o Cobreloa, do Chile, e venceu por 2 a 0, com gols de Nunes e Adílio.
Já em 2019, o Flamengo voltou a ser campeão da Libertadores após um jejum de 38 anos. Comandado por Jorge Jesus, o time contava com craques como Bruno Henrique, Gabriel Barbosa e Arrascaeta, e passou por adversários como Internacional, Grêmio e River Plate antes de chegar à final contra o River Plate. O jogo decisivo foi disputado em Lima, no Peru, e o Flamengo venceu de virada por 2 a 1, com dois gols de Gabriel Barbosa nos minutos finais.
Em 2022, o Flamengo venceu por 1 a 0 o Athletico-PR e conquistou seu terceiro título da Copa Libertadores da América.
O gol da vitória saiu dos pés de Gabigol, que chegou a 29 gols na Libertadores e alcançou Luizão no posto de maior artilheiro brasileiro da competição. Na edição deste ano, ele marcou 12 vezes.
Os clubes brasileiros são os maiores vencedores da Libertadores da América, e a competição sempre teve um grande peso na história do futebol brasileiro. Com craques como Pelé, Zico, Ronaldinho Gaúcho e Neymar, os times brasileiros conquistaram títulos memoráveis e escreveram seus nomes na história do futebol mundial.
Atualmente, o futebol brasileiro segue em busca de novas conquistas e de novos craques para brilharem na Libertadores da América. Com times como Flamengo, Internacional, Palmeiras, Fluminense, Corinthians, Athletico-PR e Atlético-MG que estão na edição de 2023 em busca de novas taças. A competição segue emocionando os torcedores e colocando à prova a habilidade e a determinação dos jogadores brasileiros.