Embora os Sopranos se passem em Nova Jersey – a milhares de milhas das luzes brilhantes do futebol europeu – o futebol é uma influência recorrente no programa. Algumas referências ao esporte apontam para a crescente popularidade do futebol na América no início do milênio, enquanto outras são uma ligação com o velho país e as raízes italianas da família extensa.
A primeira referência ao belo jogo acontece na primeira temporada. No nono episódio – chamado Boca, embora não tenha nada a ver com o clube argentino – Meadow Soprano é mostrada jogando como goleira no time de futebol feminino local, ao lado das filhas de Silvio Dante e Artie Bucco.
[expander_maker id=”2″ more=”Leia a Notícia completa” less=”Recolher”]
Os três pais acabam comemorando no Bada Bing!, convencendo o treinador de Meadow a continuar trabalhando com o time. Embora essa carreira de treinador termine em desgraça, não é a última vez que o futebol aparece nos Sopranos.
O irmão de Meadow, AJ, se torna o segundo dos filhos de Soprano a mostrar suas credenciais no futebol durante a temporada. Embora AJ nunca seja visto jogando futebol – em vez disso, ele tem um breve flerte com o time de futebol americano, começando na terceira temporada – ele frequentemente veste uniformes do New York/New Jersey MetroStars. O time com o nome pouco inspirado foi precursor do moderno New York Red Bulls e jogava suas partidas em casa no Giants Stadium, em Nova Jersey, tornando-se o time local dos Sopranos na MLS.
Enquanto Meadow e AJ mostram a crescente influência do futebol nos EUA – através do aumento do jogo feminino e da MLS, respectivamente – a geração mais antiga tem uma relação diferente com o futebol. Como era de se esperar, quase todos os principais personagens dos Sopranos traçam suas origens familiares de volta à Itália e, em particular, Nápoles. A própria família Soprano originalmente veio de Avellino, uma província a menos de uma hora de carro de Nápoles.
A primeira vez que Nápoles faz uma aparição nos Sopranos é no final da primeira temporada, quando Sal “Big Pussy” Bonpensiero é preso. No momento da operação do FBI e sua subsequente prisão, Pussy é visto vestindo um agasalho de treino do Napoli. Naquela época, o Napoli não era o time glamoroso dos anos de Maradona ou os vencedores de título de hoje. Em vez disso, eles estavam languidescendo no meio da Serie B.
O Gil Azzurri é o time mais popular ao longo dos Sopranos, com aparições aumentando realmente com a chegada de Furio Giunta. O executor italiano e possível interesse amoroso chega a Nova Jersey diretamente de Nápoles e mostra seu amor por sua terra natal por meio de sua roupa de futebol. Em Eloise, o 12º episódio da quarta temporada, Furio visita a casa da família Soprano vestindo as melhores roupas do Napoli. Ele combina a jaqueta de treino do clube com o terceiro kit produzido pela Diadora na temporada 2001-02, completo com patrocínio da Peroni. Infelizmente, esse é o fim do traje de futebol de Furio, e Eloise é seu último episódio nos Sopranos antes de seu retorno repentino à Itália.
Não é apenas o Napoli que aparece nos Sopranos. Furio aparece vestindo uma camisa da Itália na segunda temporada, kits da Juventus podem ser vistos na quinta temporada, e Christopher Moltisanti usa uma camisa da Lazio na quarta temporada. Embora as raízes familiares de Moltisanti não sejam mencionadas – embora seja provável, devido ao seu relacionamento familiar com Carmela Soprano, que sua linhagem remonta a Nápoles – o ator Michael Imperioli traçou sua família de volta à Lazio, a área que cerca Roma e dá nome ao time de futebol.
Seja através dos kits do Napoli de Furio, do período de Meadow no gol ou da obsessão de AJ pelos MetroStars, o futebol continua aparecendo nos 86 episódios dos Sopranos. O esporte é usado para contar duas histórias diferentes. Enquanto os conselheiros, capos e soldados da geração mais antiga usam o futebol para mostrar sua conexão com o velho país – e, portanto, suas autênticas raízes italianas – os filhos dos Sopranos se alinham mais de perto com sua casa em Nova Jersey e a crescente popularidade do futebol ao seu redor.
Admitidamente, é discutível se o futebol é usado como dispositivo de enredo em Os Sopranos, mas o papel do esporte na lendária série se expandiu. A marca britânica Born Offside, inspirada no futebol, referenciou Os Sopranos por meio de suas camisas S.S.C. North Jersey, que levam o nome completo do Napoli e o estado natal dos Sopranos. No geral, a marca lançou quatro camisas – duas das quais homenageiam Furio Giunta e outras em homenagem a Christopher Moltisanti e sua noiva Adriana La Cerva. As camisas vêm em branco, preto e azul Napoli e também ostentam um distintivo e patrocínio inspirados no Napoli, da Satriale’s, a loja de carne de porco que aparece prominentemente nos Sopranos. Born Offside SSC Home & Away Shirts Born Offside
Embora Tony possa ou não ter tido as qualidades de um atleta universitário, o esporte ainda desempenha um papel importante nos Sopranos. O futebol é, sem dúvida, o melhor exemplo disso, contando a história do velho país, das raízes napolitanas da família e da criação da próxima geração em Nova Jersey.
[/expander_maker]