O Paulistão Feminino, a competição feminina mais tradicional do Brasil, terá um novo nome e um importante patrocinador em 2024. A partir deste ano, o campeonato será conhecido como Paulistão Feminino Sicredi, graças ao apoio da instituição financeira cooperativa, Sicredi, que já é um parceiro de longa data da Federação Paulista de Futebol.
A edição de 2024 do Paulistão Feminino Sicredi começa no dia 21 de maio, com a participação de 11 clubes e uma premiação recorde de R$ 3,23 milhões, o maior valor da história do torneio. Este é o terceiro ano consecutivo em que a premiação do campeonato bate recordes, tornando-se lucrativa para os clubes que, além das cotas e premiações, não precisam mais arcar com as despesas da competição.
O patrocínio do Sicredi ao futebol paulista não é uma novidade. Desde 2019, a instituição financeira tem dado nome ao Paulistão masculino e, em 2024, ampliou seu apoio ao batizar diversas competições, incluindo a Copa São Paulo Masculina e Feminina, Paulistão A2, A3, A4, Segunda Divisão e Copa Paulista Masculinos, além do Paulistão Feminino.
Com mais de 7,5 milhões de associados em todo o Brasil, o Sicredi desempenha um papel crucial no apoio ao futebol feminino. Segundo Rogério Leal, gerente de Marketing da Central Sicredi PR/SP/RJ, esse apoio reflete o compromisso da instituição em promover a inclusão das mulheres. “Encaramos este tema tão contemporâneo e necessário, reforçando que o lugar da mulher é onde ela decide estar, inclusive no futebol”, afirmou.
Bernardo Itri, Vice-Presidente de Comunicação e Marketing da FPF, destacou a importância do patrocínio do Sicredi. “O Sicredi é o grande parceiro do Futebol Paulista desde 2019, e a cada ano fortalece ainda mais o apoio às competições e o fomento ao futebol. Pela primeira vez na história, o futebol feminino de São Paulo recebe naming rights, e o Paulistão Feminino Sicredi se consolida como uma competição altamente atraente e rentável”, disse Itri.
A parceria do Sicredi com o futebol feminino vai além do simples apoio financeiro, reafirmando seu compromisso com a equidade de gênero e a valorização da diversidade. “Por isso, nada mais natural que nossa marca apoie e faça parte do nome do campeonato disputado pelas mulheres mais talentosas desse esporte tão amado por todo nosso país”, completou Rogério Leal.
Os 11 clubes participantes se enfrentarão na primeira fase em turno único. Os quatro melhores colocados avançarão para as semifinais, que serão disputadas em jogos de ida e volta, assim como a final. Em caso de empate no mata-mata, a decisão será nos pênaltis.
Os jogos do Paulistão Feminino Sicredi serão transmitidos ao vivo pelo YouTube, TV Cultura, SporTV, Centauro, Max, TNT e TV Globo nas finais. Os clubes que disputarão o título são Corinthians, Ferroviária, Marília, Palmeiras, Pinda, Realidade Jovem, Red Bull Bragantino, Santos, São José, São Paulo e Taubaté.