O pessoal do programa PELEJA foi até o Rio de Janeiro para conhecer a torcida do Vasco que mais chama atenção nas arquibancadas de São Januário e do Maracanã.
“Vasconha, Vasconha, Vasconha! Sem maconha o Vasco não ganha!”. A torcida é considerada até pelo não vascaínos como um das mais importantes na causa a favor da liberação da maconha no Brasil.
Oficialmente segundo reportagem vinculada no site UOL, a Vasconha não é uma torcida organizada, mas para nós é sim!! A mesma reportagem diz não haver um movimento organizado que bola o melhor momento e puxa o grito na Colina Histórica. O que existe é um grupo de precisos 20 amigos que se identificam desta forma, se reúne num ponto específico do estádio cruz-maltino em dias de jogos e, mais recentemente, viram o canto tomar grandes proporções. E cada vez mais descentralizado. Independente deles.
Se não acender, não vai ganhar, não vai sair o gol. Acende que é vitória” – era dito a cada jogo. Quase que por superstição..
Sou Bruno “CRIAA” Inácio, desde 2002 falando sobre Rap na Internet, editor-chefe da Rapgol Magazine, onde conecto os universos do rap e do futebol com conteúdo autêntico e relevante. Com foco na curadoria de histórias que refletem a essência da cultura urbana, também assino artigos e entrevistas que destacam a voz dos artistas e a vivência das ruas.