Rio Grande é a cidade natal dos artistas Matheus Perazo e Dizéro , que compõem a faixa 053. A nomenclatura faz referência ao DDD do município mais antigo do estado do Rio Grande do Sul (RS), local em que os músicos residem até hoje.
A faixa, em sua composição, tem o objetivo de trazer o sentimento de representatividade para o estado ao sul do Brasil, o Rio Grande do Sul, na música. Ao evidenciar todo o potencial artístico e de resistência que existe na região, que, por muitas vezes, é sub-representado dentro da cena do rap brasileiro, contribuindo para que haja uma exclusão da produção artística de vários artistas negros do estado.
Além das questões de identificação, “053” carrega o charme e o estilo clássico do Hip Hop em um instrumental com sample, contrastando com um BPM alto, uma bateria rápida e 808s potentes, misturando o clássico e o atual para trazer uma sonoridade nova. Matheus Perazo, além de rimar na faixa, também marca autoria na produção do instrumental e pela mixagem e masterização de forma independente.
O videoclipe foi dirigido pela empresa de audiovisual Polvo , trazendo uma estética crua que mostra a cidade de Rio Grande, os bastidores do clipe e a cultura de rua presente em uma das batalhas de rima que acontecem no município, a Batalha do Cassino.