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Pretahub e Salve Games Anunciam Jogo Eletrônico “Zumbi dos Palmares” no Dia da Consciência Negra

por CRIAA · 21 de novembro de 2023

Um novo marco na representação histórica brasileira através dos games.

No Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, a Pretahub, em parceria com a Salve Games, revelou o desenvolvimento do seu primeiro jogo eletrônico, intitulado “Zumbi dos Palmares”. Com uma abordagem decolonial, o jogo busca narrar a luta dos antepassados por uma sociedade mais justa e igualitária, permitindo que os jogadores mergulhem em uma batalha intensa para defender o território do Quilombo dos Palmares. A previsão é que o jogo esteja disponível ao público a partir de fevereiro de 2024.

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Inovação na Criação: Unreal Editor for Fortnite (UEFN)

Alexandre De Maio, diretor da Salve Games, explicou que o desafio foi enfrentado por meio da Unreal Editor for Fortnite (UEFN), uma aplicação inovadora que permite a criação, desenvolvimento de mapas e a publicação de jogos diretamente no Fortnite. “Mapeamos as dinâmicas, concentramos esforços e customizamos personagens NPC. Toda a experiência seguiu as diretrizes do universo Fortnite, garantindo um acesso amplo e inclusivo para jogadores de todas as idades.”

Além disso, a produção contou com uma equipe de historiadores e roteiristas negros, que visitaram o Parque Palmares em Maceió para simular cenas e construir diálogos autênticos. Alexandre destaca a importância de explorar as batalhas da história brasileira, oferecendo um jogo não apenas divertido, mas também educativo, que desperte o interesse pelos heróis e pela história do país sob uma perspectiva decolonial.

Engajamento e Representatividade no Mundo dos Games

Segundo a Pesquisa Game Brasil (PGB), negros e mulheres são maioria entre os gamers brasileiros, representando 54,1% do total. Este ano, o engajamento alcançou 82,1%, considerando os jogos eletrônicos como uma das principais formas de diversão. A faixa etária dos jogadores abrange diversas idades, destacando que não há uma idade certa para jogar.

Contribuição para a Educação Antirracista

Adriana Barbosa, diretora-executiva da Pretahub e fundadora do Festival Feira Preta, ressalta que o jogo “Zumbi dos Palmares” é parte da estratégia para contar a história de Palmares de uma forma inovadora. A intenção é trazer histórias reais de um povo escravizado, contribuindo para a educação antirracista. “O game tangibiliza a forma como podemos vivenciar na prática a comunicação ancestral”, afirma a executiva.

Este lançamento representa não apenas um marco na indústria de jogos brasileira, mas também uma iniciativa valiosa na promoção da diversidade e da representatividade histórica nos games eletrônicos.

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