Nascido Patrick Houston, mais conhecido por Project Pat, ele é cria da cidade de Memphis, Tennessee. Ele é o irmão mais velho de Juicy J, o co-fundador do Three 6 Mafia, mas a história de Pat não se resume a isto.
Membro fundado do grupo The Kaze, Pat segue me atividade desde os anos 90, mas foi no início da década de 2000 que ele viu a sua vida mudar. Depois de cumprir vários anos na prisão por acusações de roubo e desaparecer das gravações, ele ressurgiu em 1999 com o álbum solo Ghetty Green, lançado pelo selo Hypnotize Minds de seu irmão. Ele se tornou um membro afiliado do grupo Three 6 Mafia de Juicy e Paul, e ganhou a atenção do público pela primeira vez quando ele fez o refrão do clássico single “Sippin ‘on Some Syrup” em 2000 onde T6M e UGK uniram forças.
Em Fevereiro de 2001 a carreira de Project Pat começou a decolar com o clássico “Mista Don’t Play” , seu segundo álbum de estúdio foi um sucesso e chegou recheado de sucessos. Os singles “Chickenhead” e “Don’t Save Her” ganharam as rádios e os vídeos começaram a passar na BET e MTV.
“Mista Don’t Play” uniu o que ele tinha de melhor, letras sobre as ruas, rimas sobre drogas, prostitutas, rimas de amor, rimas sobre a prisão e muito mais, mas mesmo com todo o sucesso, a vida de Pat não estava fácil.
Pouco depois do lançamento de Mista Don’t Play, Project Pat foi acusado de violação da liberdade condicional e foi obrigado a cumprir uma sentença de prisão de quatro anos. A volta para a cadeia aconteceu após armas não licenciadas serem descobertas em seu carro durante uma revista de trânsito. Seu terceiro álbum, Layin ‘Da Smack Down, foi lançado em 2002 durante sua nova passagem pelo sistema prisional e teve o single “Make Dat Azz Clap” como a música de sucesso. Este é sem dúvida um disco pesado, uma continuação do seu antecessor, mas que não pode ser trabalhado da maneira que eles queriam. O projeto chegou de forma dupla e recheado de músicas boas. Começando pela faixa ” Still Ridin Clean” que abre o álbum.
Após sair da prisão em 2005, ele lançou Crook by da Book: The Fed Story, que entrou em # 64 na Billboard 200, vendendo cerca de 40.000 cópias em sua primeira semana. O primeiro single do álbum foi “Good Googly Moogly” com DJ Paul e Juicy J. Neste álbum Pat estava muito mais maduro e buscando se manter longe dos problemas com a lei.
Pat sempre foi muito centrado em entregar músicas de qualidade e quando se juntava com seus amigos do T6M a chance de fazer hits era certa.
Após o termino do seu contrato com a Columbia, ele assinou com a Koch, agora conhecida como E1. Seu quinto álbum de estúdio Walkin ‘Bank Roll foi lançado em 2007 e estreou em # 45 na Billboard 200. O single principal do álbum foi “Don’t Call Me No Mo'”, com Three 6 Mafia. Seu 6º álbum de estúdio Real Recognize Real foi seu primeiro grande lançamento pelo selo Asylum Records. O álbum contou com o single “Keep It Hood” com OJ da Juiceman. Ele estreou em # 8 no Top Rap Albums Chart, com cerca de 10.000 cópias vendidas na primeira semana de lançamento. Em 19 de julho de 2011, Pat lançou seu 7º álbum de estúdio, Loud Pack, pela Hypnotize Minds e seu recém-fundado selo Project.
Em 28 de março de 2013, Pat anunciou que seu próximo álbum seria intitulado Mista Don’t Play 2. O álbum também foi lançado pela E1 Music, o primeiro single “Be A G”, contou com Juicy J, junto com o falecido Doe B. Juicy J também produziu produzindo metade do álbum. O álbum foi lançado em 14 de abril de 2015 na E1 Music…
Project Pat como muitos rappers do Dirth South, “sumiu” na segunda metade da década de 10, mas seus sons viraram referências para vários jovens que se tornaram estrelas nos EUA. Young Dolph, Cardi B e outros estão na lista.
Este ano Project Pat apareceu no remix do som “I Get it” e está no recém lançado álbum do rapper Drake, na faixa “Knife Talk”.